Por Trás do Sucesso...SÉRGIO, um BRASILEIRO!

Por Trás do Sucesso ....
Em tempos de jogos, vale lembrar...

SÉRGIO, um BRASILEIRO!

Aproveitando a onda dos jogos olímpicos, lembramos que o Brasil tem história. Não falo especificamente de atletas, ao menos nos moldes tradicionais. Falemos então de outra modalidade, a dos atletas da música. E o Brasil tem, embora pouco ou quase nunca fale dele: SÉRGIO MENDES. Aquele barbudinho (hj em dia, acho que ele não conserva a barba) que nasceu em Niterói e foi para os EUA levando um monte de gente com ele. Da lista consta Jorge Ben, depois "Benjor", que por lá não quis ficar , mas presenteou Sérgio com sua música "Mas que Nada", para ele fazer o que bem quisesse com a canção. E ele fez! Este hit é por acaso aquele que foi gravado mais recentemente pelo "Black Eyed Peas", com Sérgio ao piano. E aí o bom brasileiro ficou nos EUA e fez tudo que um músico pode e quer fazer. Cantou na Casa Branca, produziu, fez parcerias incríveis, e amigos idem (Frank Sinatra era um deles), compôs músicas que foram gravadas por gente como Sarah Vaughan, e com sua versão da música de Ben, colocou o brasileiro entre os compositores mais gravados por aí. Sérgio até deu emprego de marceneiro para Harrison Ford em sua casa, quando o ator ainda não era "o ator". Conquistou o mundo e teve seu trabalho reconhecido por ele. Mas o Brasil parece ter descoberto Sérgio há bem pouco tempo. Excetuando suas participações em trilhas de novelas, como em Final Feliz, de 1983, com "Never Gonna Let You Go", que traz Joe Pizzulo nos vocais (aliás, Joe merece citação especial, porque é dele aquele vozeirão na música do Sérgio que vamos postar aqui.), parte do Brasil ficou sabendo da existência do músico quando "Maracatu Atômico" (me desculpa, Sérgio. Eu te adoro, mas nesta aí eu realmente não vejo graça alguma) virou tema de abertura da novela "A Indomada". Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, o Sérgio, em seus trabalhos fora do país, sempre fez questão de deixar registrada a sua origem, batizando seus álbuns de "Brasil 66", ou "Brasil 77", e por aí ele foi.  Em 1993, recebeu o Grammy pelo álbum "Brasileiro"(ai, como é bom ver um cara se orgulhar da sua nação!). E este e um cara que os  americanos correm atrás pra fazer parceria, como foi com B.E.P. e tantos outros.
Sérgio merece todas as honras e glórias. De minha parte, porque foi capaz de compor "Olympia", a música tema dos jogos de Los Angeles, em 1984. Uma música linda e que este blog considera a mais marcante no que se refere ao tema "olimpíada". No vídeo em que o grupo do Sérgio aparece cantando em um programa, ele é o barbudinho que está ao piano, atrás do vocalista Joe Pizzulo(também barbudinho). E no outro vídeo, antes da música, uma bela e curtinha introdução faz referência aos jogos e disputas, de maneira construtiva. É lindo. merece ser visto e ouvido!
E viva o Brasil e seus talentos! E Viva, Sérgio Mendes, Brasileiro!! Eu queria muito saber onde ele está agora. Eu queria muito que ele desse notícia aqui pra gente e falasse mais sobre essa pérola que é "Olympia".



Comentários