AGRICULTURA FAMILIAR é destaque na EXPOMONTES

VI Feira da Agricultura Familiar é destaque na Expomontes

Agricultores atinge público expressivo na maior feira do 

Norte de Minas

Cerca de 300 mil pessoas visitaram a VI Feira da Agricultura Familiar nos dias 01 a 10 de julho na 42º Expomontes. A feira que virou tradição nesta exposição agropecuária, que é a maior do Norte de Minas, trouxe nesta edição várias novidades, com um ambiente agradável, e produtos direto do campo.
A Feira da Agricultura Familiar é organizada pela Emater- MG em parceria com a  Sociedade Rural de Montes Claros, que envolve diretamente os agricultores familiares de Montes Claros e região. O objetivo é proporcionar um espaço para comercialização, divulgação, troca de experiências e lazer; além de criar oportunidades de geração de negócios para garantir comercialização dos seus produtos durante o ano todo; e aumentar as possibilidades de expansão de negócio através dos contatos adquiridos durante o evento.
Nesta edição, a feira contou com a participação de 100 agricultores, dividido em 36 barracas.  Todos comercializaram produtos da agricultura familiar como: mel de abelha; doces de frutas (compotas, cristalizados, geleias, barra e em calda); quitandas (biscoitos, broas,bolos, roscas caseiras); derivados do leite (queijos, requeijão, doces ); derivados da cana de açúcar (rapadura, melaço, caldo de cana, batida, açúcar mascavo, doce); derivados da mandioca (farinha, goma, tapioca); derivados do milho (mingau, pamonha, chá de milho verde, milho verde cozido),  frutas e verduras in natura, sucos de frutas, comidas típicas, artesanatos diversos e plantas ornamentais.
Segundo o vice-presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Luiz de Maia, a feira é um elemento extremamente importante e indispensável para o êxito da exposição. "Essa feira é o retrato do nosso povo, e ela tem um potencial de crescimento muito grande. Aqui os agricultores tem a oportunidade de lucrar uma renda, diferente do que ganho mensalmente. Esperamos ampliar essa feira, e trazer mais agricultores, disse.
A Técnica em Bem Estar Social da Emater-MG, Cleide Neves foi uma das organizadoras da feira, para ele é muito gratificante saber que o Norte de Minas está dando mais visibilidade aos produtos da agricultura familiar. “Estamos na sexta edição, e todos os anos procuramos trazer novidades, porque sabemos que o público se interessa e gosta dos produtos do campo. A nossa expectativa de visitantes foi alcançada, e esperamos que ano vem, sejamos destaque como foi neste”, disse.
Todos os anos Rosangela Ferreira, visita a feira com sua família, segundo ela, a melhor parte da Expomontes é degustar os produtos da feira. "Aqui ficamos a vontade, um ambiente tranquilo que dá para sentar com meus filhos e esposo, apreciar os produtos da agricultura familiar. É tudo muito gostoso, com muita qualidade e preço acessível", disse.

Crise passou longe
Ainda de acordo com Cleide, a crise não atrapalhou a comercialização dos produtos na feira, e os agricultores familiares garantiram bons negócios pós evento. "Esse ano o lucro das barracas superaram as expectativas dos agricultores familiares, oriundos de vários municípios do Norte de Minas. Eles avaliaram o evento como um espaço de grande oportunidade de comercialização, e divulgação dos seus produtos", afirma.
O agricultor, Aristeu Rodrigues participou da feira em todas as edições com doces cristalizados. Ele conta que as vendas deste ano superaram suas expectativas. "É muito gratificante olhar para essa feira, e ver a proporção que ela chegou. Nesta edição, no último dia de exposição, meus produtos já tinha acabado, e olha que eu trouxe bastante. O público gostou muito doces, e já estamos com várias encomendas para esta semana. ", conta.
A agricultora, Neide Antunes mora em Jaíba, e veio para Montes Claros com seu marido participar pela primeira vez da feira, trazendo derivados do milho. "Eu não esperava ter uma recepção tão grande dos meus produtos na exposição. Agradeço a Emater pelo espaço e incentivo, pois foi a oportunidade que tive para divulgar o meu trabalho, e trocar experiências. O meu próximo passo agora é participar de outra feira agropecuária que acontece em Belo Horizonte em agosto", fala.
Nesta edição, além de trazer uma barraca com derivados do milho, a Emater também trouxe uma novidade que fez muito sucesso na feira, o requeijão quente que era produzido na hora pela agricultora, Lívia Enir Flávio. Todos os dias o produto acabava antes de anoitecer. "A Emater teve uma parcela muito grande no sucesso da nossa barraca, porque foi ela que nos incentivou a participar desta feira, nos dando toda a assistência que precisávamos. Ficamos muito feliz em saber que as pessoas gostaram do nosso requeijão, e esperamos que ano que vem seja melhor ainda", disse.
"Parabéns aos organizadores da feira pela criatividade de ter trago o requeijão quente para a feira. Sempre ouvia falar dele e nunca tinha a oportunidade de degustar. Então isso pra mim foi uma novidade e uma experiência muito gostosa", comenta o visitante, Felisberto José Veloso.

Segundo a agricultora Ana Rita Santos, que trabalhou com suco in natura durante a feira, o lucro que teve foi referente a três meses de trabalho. "Para nós, participar dessa feira é uma alegria muito grande, porque é o momento que percebemos como o nosso produto é valorizado na região. O conhecimento que adquirimos ao longo da feira, nos motiva a querer crescer cada dia mais", comenta.
Para a artesã Graciele Junia Silva, os agricultores participantes da feira é como se fosse uma família, e quando acaba fica o gosto de quero mais. "Nós criamos um vínculo muito forte durante esses dez dias de trabalho, e quando chega no último bate aquela tristeza que nos veremos só ano que vem. E a gente percebe que os visitantes ficam felizes com o nosso trabalho, porque os que vieram nas edições anteriores, voltam para adquirir novos produtos", finaliza.

Assessoria de Comunicação Emater-MG
Unidade Regional Montes Claros

Comentários