HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE...

Lembrar "O  CASO DREYFUSS", umas das maiores injustiças da história. A prisão de um inocente por interesse político.

No dia 12 de julho de 2006, a França celebrou 100 anos da reabilitação do capitão Alfred Dreyfus. O jovem oficial judeu foi protagonista do infame e mundialmente conhecido 'Caso Dreyfus'.


Edição 54 - Setembro de 2006


Acusado de espionagem a favor da Alemanha, o militar foi julgado sumariamente por alta traição, submetido à degradação militar, em 1895, e condenado à prisão perpétua na famigerada prisão na Ilha do Diabo (na Guiana Francesa). Apesar das contundentes provas de sua inocência, é condenado por um tribunal militar, pela segunda vez, em 1899, sendo em seguida indultado. Sua inocência só foi verdadeiramente reconhecida em 1905 e, no ano seguinte, foi reabilitado pelo governo francês.
Na verdade, Dreyfus foi vítima flagrante do anti-semitismo fortemente arraigado na sociedade e Forças Armadas francesas. Sua primeira condenação, baseada em provas forjadas, foi puramente "ideológica". Para o exército, ele se encaixava "como uma luva" no papel de culpado, ou seja, o perfeito bode expiatório. Ainda mais grave, foi o fato de que quando a verdade veio à tona, oficiais franceses de alta patente tudo fizeram para a ocultar. O Caso Dreyfus foi, sem sombra de dúvida, uma das mais escandalosas fraudes judiciais da história moderna da França.
... A história da "diabólica conspiração", como diria o famoso escritor Émile Zola, provavelmente se teria encerrado com o desterro de Dreyfus, não tivesse o tenente-coronel Picquart assumido a chefia do Departamento de Contra-espionagem do Exército. Em março do ano seguinte, a mesma agente do caso Dreyfus encontra, no mesmo escritório do adido militar alemão, uma nova carta na qual o remetente promete entregar aos alemães mais segredos militares franceses. Com Dreyfus encarcerado, era mais do que evidente que o traidor estava à solta.
Leia mais:  http://www.morasha.com.br/antissemitismo/o-caso-dreyfuss.html


 Fonte: http://www.morasha.com.br/antissemitismo/o-caso-dreyfuss.html

Comentários