FORMALIZADA 1° ASSOCIAÇÃO dos CRIADORES de FRANGO CAIPIRA



Montes Claros formaliza a 1ª Associação dos Criadores de Frango Caipira


No dia 23 de setembro, a Emater-MG realizou uma reunião com os avicultores de Montes Claros, para formalizar a 1ª Associação dos Criados de Frango Caipira  no município, que agregará também produtores do Norte de Minas. O evento aconteceu no auditório da antiga Câmara Municipal, com a participação de produtores e representantes da UFMG, Banco do Brasil, da Vigilância Sanitária e, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.



A associação é uma iniciativa dos produtores de Montes Claros que viram a necessidade de um trabalho conjunto para atender a demanda de frango caipira no município e, na região. Com apoio da Emater-MG, no dia 21 de julho de 2016 eles criaram a associação e, oficializaram os membros da diretoria. Por ser recente no município, ela ainda não possui sede própria, mas as reuniões funcionam em uma sala emprestada na Casa da Cidadania.



André Luiz Aguiar é aposentado, e recentemente começou a trabalhar com avicultura. Ele foi um dos idealizadores da associação e atualmente assume a presidência. “A avicultura é uma atividade predominante na região, mas precisava de algo para fortalecê-la. Foi então, que procurei a Emater-MG e, sugerir criar a associação, já que o município ainda não tinha”, disse.



Ainda de acordo com André, a associação foi criada com as seguintes finalidades: aperfeiçoar técnicas de criação de frango caipira; melhorar e aumentar a produção de frangos; diminuir os custos da atividade; promover a comercialização do produto; e operacionalizar o negócio. “Estamos esperançosos com os bons resultados que a associação tende a trazer, e assim, poderemos atender toda demanda do município, fornecendo um produto de qualidade”, afirma.



ASSISTÊNCIA TÉCNICA



Segundo o coordenador técnico da Emater em Montes Claros, Luiz Fernando Mendes, a empresa atuará diretamente com os associados, visando o apoio na organização da Associação, com assistência técnica e, também na promoção de eventos e,  treinamentos direcionados na área de avicultura. Outro fator que será trabalhado é a organização da comercialização e, contato com mais abatedouros, para que possamos formalizar que o abate dos frangos seja de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.



“O nosso maior objetivo é fortalecer essa classe produtora, e buscar o engrandecimento da atividade no município. Com essa associação a qualidade dos frangos caipiras tende a melhorar, e o custo da atividade será reduzido, através da aquisição conjunta de insumos para a produção de ração, milho e o farelo, diretamente das regiões produtoras”, afirma.



A agricultora, Maria Elizabete Ferreira fez um investimento alto com avicultura, mas ela conta que não teve o retorno desejado. “Eu tenho muita dificuldade para manter a produção de frangos, porque o custo da atividade é muito caro. Mas acredito que com a associação, essa situação amenizará, e atividade será mais valorizada na região,” comenta.



APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL



Na oportunidade, o secretário de Agropecuária e Abastecimento de Montes Claros, Antônio Henrique Sapori, apresentou a Lei 4.926, de 16 de setembro 2016, já aprovada pela Câmara Municipal, que dispõe sobre a criação do serviço de inspeção municipal - produto origem animal e vegetal - em Montes Claros. O serviço tem por objetivo a inspeção e fiscalização do cumprimento da legislação sanitária agropecuária e da qualidade dos produtos e insumos agropecuários.



“Colocar em vigor esta lei foi uma grande conquista para o município, pois o processo de expansão da avicultura na região será agilizado, com sistemas de abatedores e fiscalização no abatimento das aves. Dessa forma, os produtores que trabalham com a avicultura no município poderão fornecer para o Programa de Aquisição Alimentar (PAA), e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou.




Assessoria de Comunicação Emater-MG
Estagiária: Andreza Lima

Unidade Regional Montes Claros

Tel.: 38 3223-2130

Comentários