DENÚNCIA: MONTES CLAROS ABANDONADA- POPULAÇÃO PREJUDICADA COM FALTA DE REMÉDIOS

25/01/2017

Prefeitura deixa faltar medicamentos antidiabéticos nos postos de saúde

Quem precisa tratar do diabetes em Montes Claros está tendo que se virar por conta própria para adquirir os medicamentos


Desinformação: prefeitura de Montes Claros não 
sabe dizer quando o remédio estará novamente 
disponível nos postos de saúde.

Estão faltando os principais medicamentos de uso contínuo nos postos de saúde de Montes Claros, principalmente os remédios utilizados para o tratamento do diabetes. Grande parte da população está seriamente prejudicada com a falta de estoques. É o caso do mecânico industrial W.A.B. Portador da doença, ele tem feito, nos últimos três meses, uma verdadeira maratona para encontrar o medicamento que usa. Metformina e Gliclazida. Mas, em todos os postos de saúde que ele vai, a resposta é sempre a mesma: o medicamento está em falta e não se sabe quando estará novamente disponível.

- Preciso de quatro caixas de remédio por mês e cada uma delas custa quase R$ 30. Nem sempre tenho este dinheiro, mas preciso me virar, porque não posso passar sem ele – disse o mecânico ao procurar a redação de O Norte, nesta terça-feira 24, para denunciar a desassistência que recebe por parte da prefeitura. 

DE POSTO EM POSTO
A Metformina é um antidiabético utilizado por pessoas que têm a doença no nível 2. Já a  Gliclazida reduz os níveis sanguíneos de açúcar. A falta dos medicamentos pode acarretar uma série de consequências, como agravamento da doença, tonteira, fraqueza e até desmaio. 

Segundo W.A.B, de início ele apanhava os remédios no posto de saúde do bairro Independência, mas a farmácia da unidade foi fechada e ele ficou “perdido”, sem saber o que fazer. 

- Iniciei então uma maratona. Já fui a vários postos, entre eles os dos bairros Alto São João e Vera Cruz. Mas fui a vários outros. E a resposta que recebo é sempre a mesma: “não estamos recebendo esse tipo de medicamento”. Agora, quero saber o motivo. Por que a prefeitura não está recebendo o medicamento e deixando a gente por conta da própria sorte? E isso, eles, lá na prefeitura, não explicam. 


O mecânico não exagera. De fato, a própria assessoria de comunicação da prefeitura de Montes Claros não soube dar informações a O Norte sobre o assunto e muito menos detalhes a respeito do desabastecimento de um medicamento tão importante – ou, pelo menos, de quando eles estarão novamente disponíveis para a população.

Fonte: onorte.net

Comentários