ACI-ANTÔNIO PACULDINO É SÓCIO HONORÁRIO

ACI concede título de sócio honorário a Antônio Paculdino
Dr. Newton Figueiredo entregando a placa de homenagem a Antônio Paculdino, sócio-honorário da ACI



















  A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, desde a sua fundação, conta com destacados empresários que emprestam seu trabalho à entidade. Homens de valor que ajudam a transformá-la na força viva da classe empresarial, responsável pelo desenvolvimento regional. Todo este esforço conjunto consolidou a ACI  ao longo dos seus 68 anos. Com essa premissa, nessa quinta-feira, 30 de março, o Conselho Superior concedeu o Título de Sócio Honorário a Antônio Silvério Paculdino, grande colaborador da entidade, bem como da classe empresarial.
A iniciativa partiu dos membros da diretoria executiva, pautados nos relevantes serviços prestados pela família Paculdino a esta comunidade, através da ACI. O referido Título está previsto no Estatuto da Entidade em seu parágrafo 1º do artigo 4º, artigo 5º e parágrafo único do artigo 5º aprovado pela Diretoria Executiva gestão 2017/2020.
Jamil Habib Curi, Presidente do Conselho Superior da ACI, defendeu a veia empreendedora de Paculdino, ao implantar uma indústria, naquela época, em um lugar de difícil acesso. Dr. Newton Figueiredo, presidente da ACI, exaltou o espírito de associativismo e de seu comprometimento com a entidade em todos esses anos.
Emocionado, Antônio Paculdino afirmou que “estava lisonjeado com a honraria e que se sente orgulhoso por seu pai, Joao Paculdino Ferreira, o irmão Alberto e agora seu filho, João Paculdino, vice-presidente para Assuntos Comerciais, fazerem parte de uma entidade tão importante para o desenvolvimento de Montes Claros, como a ACI”.  



Antônio Paculdino e sua trajetória como empreendedor no Norte de Minas


Nascido em Montes Claros, na década de 40, penúltimo dos 9 filhos de João Paculdino Ferreira e Esther Alkmim mudou-se ainda criança para Belo Horizonte onde viveu até se formar em engenharia elétrica, pela UFMG, em 1967. Casou-se com Hermínia Cançado, e tiveram os filhos: João Paculdino Ferreira, Virgílio Cançado Paculdino Ferreira e Fernanda Cançado Ferreira.

Uniu-se aos irmãos Ferreirinha e Alberto na direção das empresas Soltec (descaroçamento de algodão em Montes Claros) e Santa Bárbara (Fiação e Tecidos em Augusto de Lima) ambas herdadas do seu pai, um dos pioneiros da indústria norte mineira.

Em 1985, foi iniciado o projeto da Têxtil Paculdino em Montes Claros. Mesmo diante do cenário totalmente adverso à indústria Têxtil, e já com a aposentadoria dos irmãos, conduziu a ampliação da Têxtil Paculdino. Em 1997, a aquisição da Bocaiúva Têxtil e, em 1999, inaugurou o Águas de Santa Bárbara Resort Hotel, primeiro investimento da família fora do setor têxtil.

Em 2006, Antônio continuou à frente da Têxtil Paculdino, passando a Soltec e a Santa Bárbara para a família dos irmãos. As empresas estão em operação até hoje, gerando emprego e renda para o Norte de Minas e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Na ACI, Antônio Paculdino iniciou no Conselho Fiscal em 1993, na gestão do Presidente Fernando Ferreira Deusdará e de 2001/ 2004, como Presidente do Conselho Diretor. Atualmente, é membro do Conselho Diretor.


Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

Comentários