DUBAI VALORIZA CULTURA NORTE-MINEIRA

Novo empreendimento hoteleiro 

valoriza Arte e Cultura 

norte-mineira

Obras de artes de Márcio Leite vão ajudar hóspedes a se sentirem mais ambientados. Adega terá telas com temáticas sobre o vinho e leilão vai ajudar associação sem fins lucrativos

Texto e foto: Wesley Gonçalves

Montes Claros também conhecida como a “Cidade da Arte e da Cultura” ganhou um novo empreendimento hoteleiro no dia 15 de maio e desde então, tem inovado na valorização da nossa arte e cultural regionais.
O Dubai Suítes, projetado pelos arquitetos João Jacques e Lívia Freire da JJ Incorporação, chega como um empreendimento moderno, ousado e dinâmico. E como esse olhar diferenciado sobre a região, convidou o renomado artista plástico, cartunista, Jornalista e Chargista Márcio Leite, para ajudar na de decoração e ambientação dos quartos dos hóspedes do Dubai Suítes.
A célebre frase “Cidade da Arte e da Cultura” é do Jornalista, teatrólogo, crítico literário, blogueiro e advogado Reginauro Rodrigues da Silva, falecido em 21 de maio de 2012, aos 62 anos, vitima de uma parada cardiorrespiratória. Regi como era conhecido no meio político, social e cultural da cidade não cansou em demonstrar todo o amor que sentia por Montes Claros que o acolheu de corpo, alma e coração. Reginaldo Silva era natural de Almenara no Vale do Jequitinhonha.
E foi justamente com este pensamento de abraçar a cidade, envolver a sua população na arte e na cultura, que o Dubai Suítes, resolveu retratar Montes Claros em obras que levam a assinatura do artista Márcio Leite, conhecido internacionalmente.
Para o artista, os diretores do empreendimento pediram que retratasse em gravuras de modo fiel e conhecido do povo norte-mineiro, essências da cultural imortal e imaterial de Montes Claros.
“Achei de uma sensibilidade enorme dos dirigentes do Dubai Suítes querer valorizar a cultura e a arte do nosso povo. Já havia trabalhado para eles no outro hotel Dubai, quando a temática foi justamente retratar a cidade de Dubai nos Emirados Árabes Unidos. E a receptividade dos hóspedes foi muito boa. Eles interagiram com as obras de artes. Isso é prova do quanto as pessoas gostam e valorizam uma obra de arte dentro do quarto de hotel. Além de todo o aconchego dos apartamentos neste novo empreendimento, a arte entra para dar mais leveza e suavidade enquanto estão hospedados. Nada mais confortável do que se sentir em casa, mesmo estando longe dela. Essa é a nossa proposta. Dar um ar de leveza aos ambientes para aqueles que vão desfrutar da hospedagem do Dubai Suítes”, explicou Márcio Leite.
O Dubai Suítes projetado pelos arquitetos João Jacques e Lívia Freire, chega como um empreendimento com um olhar diferenciado para valorizar os saberes e fazeres do sertão de Minas.
O empreendimento da JJ Incorporação, o Dubai Suítes terá em todos os seus quartos, 30 gravuras originais com características fortes e marcantes de Montes Claros como a Igreja dos Morrinhos, Morro Dois Irmãos, as tradicionais Festas de Agostos através dos seus Catopês, Caboclinhos e a Marujada, além da Festa do Pequi com o fruto símbolo da resistência do cerrado, o Pequi em todo o seu esplendor e beleza nas formas de flor e fruto.
Os 30 originais assinados por Márcio Leite e 10 reproduções cada, totalizando 300 gravuras já estão em fase de acabamento final para a inauguração oficial no dia 15 de maio.
As figuras retratadas pelo artista plástico são extremamente contemporâneas, com o pop art sempre como referência no trabalho deste artista respeitado e conhecido mundialmente.
Márcio Leite mistura linguagem estilizada com abstrato, mas com sua marca pessoal única e diferenciada. As telas terão temas diversificados que levaram o artista a uma pesquisa histórica e cultural do que realmente representava Montes Claros e que todo hóspede que pelo Dubai Suítes venha a passar encontre retratado em uma gravura características únicas de Montes Claros.
“O que mostro nestas obras é a minha paixão, o meu amor por Montes Claros. É a exteriorização dos meus sentimentos por esta cidade. Tive vários convites para ir embora daqui, mas não. É Montes Claros que eu amo, que eu gosto. Não quero sair daqui. Até onde sei, este tipo de valorização de uma cidade retratados em obras de arte e expostos em um hotel me parece ser inédito. Montes Claros ganha duas vezes. Ganha um grande empreendimento com uma visão singular de valorização da cultura local e ganham os hóspedes que poderão usufruir destas telas inéditas que retratam a nossa cidade de forma marcante e carinhosa”, disse o artista plástico.

Restaurante Villa Antonieta
O Dubai Suítes também encomendou ao artista plástico 06 telas no tamanho 50 x 50 cm, no estilo cartoon e com uma temática valorizando a cartela de vinhos do hotel.
A adega subterrânea terá capacidade para até nove mesas para que os amantes de um bom vinho apreciem e degustem de uma carta nacional e internacional das melhores safras vinícolas.
“Estou amando esse trabalho, pois volto à minha essência. O Dubai Suítes está me fazendo, enquanto artista, trabalhar em minhas várias experiências culturais. Estou bebendo na fonte em que tudo começou, quando aos 16 anos fazia charges e cartoons para o ex-Jornal do Norte e quando conheci o meu mestre a quem sempre me refiro com carinho, admiração e respeito, Konstantin Christoff, um dos mais geniais artistas plásticos deste país e do mundo”, explicou Márcio Leite. 

Leilão Beneficente

Márcio Leite contou que em outro momento do projeto “Cidade da Arte e da Cultura”, o Dubai Suítes irá leiloar obras de artes em que parte do valor arrecadado será doado para uma instituição sem fins lucrativos que tem a temática cultural como principal trabalho.
“Eu até sugiro como forma de valorizar a tradição e o trabalho árduo e perpetuado de geração em geração, que parte do valor arrecadado seja doado para a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros. O trabalho que desenvolvem na resistência das tradições folclóricas e valorização das nossas raízes é fantástica”, finalizou o artista plástico.

Comentários