ADENOR: NORTE de MINAS é IDEAL PARA ENERGIA SOLAR

MÁRCIA VERSIANI (ADENOR)
Norte de Minas é região ideal para investir em energia solar 
II Congresso de Energias Renováveis e I Exposolar apontam as vantagens e oportunidades no setor

A região norte de Minas Gerais tem excelentes condições de radiação solar, terras disponíveis para as usinas sem impedimentos fundiários e boas condições para se tratar com celeridade as questões ambientais. Diante desse contexto, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas - ADENOR, em parceria com o IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, o Governo do Estado de Minas Gerais, e a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros - ACI realizam o II Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis e I Exposolar do Norte de Minas Gerais, na próxima quinta-feira, 14 de setembro.
Enquanto Agência de Desenvolvimento, desde 2013, todos os estudos e trabalhos da ADENOR resultaram em um Projeto de Desenvolvimento Regional, através da implantação de empreendimentos do segmento de energias renováveis, com ênfase na energia fotovoltaica, destaca Pávilo Miranda, presidente da ADENOR.

Mais trabalho e renda

“O Norte de Minas é a melhor região do país para investimentos neste setor porque reúne condições interessantes em pontos de atenção, como radiação solar, conexão ao sistema elétrico, regularização fundiária e licença ambiental”, explica Márcia Versiani, Diretora da ADENOR. Ela completa que o foco do projeto é na melhoria das condições econômicas da região. “Temos um baixo dinamismo econômico, apenas 2,7% do PIB do Estado, com 8% da população de Minas e apenas 1% do ICMS, resultados da baixa produtividade e dos baixos salários”.
O projeto é estratégico para o Norte de Minas porque vai promover a melhoria das condições sociais e econômicas da região. “A valorização do uso da terra e a formação de mão-de-obra, somadas à abundância de terras sem impedimentos fundiários podem mudar o cenário regional do ponto de vista da geração de trabalho e renda. Montes Claros é polo educacional, com grande quantidade de cursos em nível superior e técnico”, avalia Versiani.
Ananias Pereira de Souza é Gerente Executivo Estadual do Banco do Nordeste. Ele pontua que a instituição possui linhas de financiamentos específicas, tanto para a geração distribuída, quanto para a geração centralizada. “Em maio/2016, o Banco do Nordeste lançou o FNE-Sol, que vem sendo divulgado desde então. Por outro lado, o Banco está habilitado a financiar os grandes empreendimentos contratados por meio dos leilões da Aneel”.
As atividades da I Exposolar do Norte de Minas Gerais serão nos estandes, durante a Fenics, e objetivam disponibilizar, através do Portal de Energia Solar do Norte de Minas, informações, dados e apoio para os empreendedores, prestadores de serviços e fornecedores de materiais e equipamentos, que tenham interesse nos projetos de geração de energia fotovoltaica que podem ser  implantados na região.
O Congresso de Energias Renováveis integra a programação da 22ª Feira Nacional da indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros e será no auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, das 8h às 18h, com emissão de certificado. Confira a programação completa e inscreva-se pelos links  https://www.sympla.com.br/ii-congresso-norte-mineiro-de-energias-renovaveis__186266; https://www.sympla.com.br/i-exposolar-do-norte-de-minas__186248.  Outras informações (38) 2101 3319 e no site www.adenormg.com.br .


Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

Comentários