FENICS traz ESPAÇO FRANQUIAS e FOMENTA MERCADO

Fenics traz Espaço Franquias e fomenta um mercado em ascensão
Franquear é a realização de quem deseja ter um negócio próprio

Enquanto algumas pessoas sentam e reclamam da crise no país, outras estão empreendendo com negócios como o de franquias. O modelo atrai cada vez mais investidores porque reúne uma receita de sucesso já testada e o know-how de gestão implementado no pacote final pela franqueadora. Na 22ª Fenics – Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros, a Saudalys Franchising é o carro chefe do Espaço Franquias.
A franqueadora detém as marcas Sorrisus Clínicas Odontológicas, Life Clínicas Médicas, Laboratório de Próteses Dentais e a Macchina Estúdio Automotivo.  A iniciativa do Espaço Franquias na feira é inédita e terá outras marcas, como a Don Barbone e Guacuí Turismo. O objetivo é mostrar ao público as facilidades de se adquirir um negócio que já vem praticamente pronto para atuação no mercado e o potencial de franqueadores da cidade.
Cerca de nove empresas de Montes Claros estão no páreo para começar a franquear, segundo o Sebrae. Hebbe Mendes é Analista do Sebrae e coordena o Projeto Minas Franquias no Norte de Minas. “O sistema de franquia é uma importante alternativa de expansão de negócios e contribui para a redução de erros cometidos na implantação do negócio”, diz. “A proposta é dar oportunidade para os pequenos negócios e abrir mercados. Num contexto econômico onde há escassez de emprego formal e o desejo de muitos brasileiros que desejam ter seu próprio negócio, a franquia é a chance de empreender com sucesso”.

Setor mantém avanço em 2017

Segundo a pesquisa divulgada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o crescimento do setor de franquias, nos primeiros meses deste ano, foi superior a 2016, apontando ganhos significativos frente um panorama macroeconômico ainda desafiador. O ritmo de crescimento está mantido na casa dos 8%. 
“Esses dados indicam mais uma vez que a franchising tem saído de sua zona de conforto e buscado mercado fora dos grandes centros, especialmente no interior. Isso é positivo para o setor, pois explora melhor o potencial da economia de cidades de pequeno e médio porte”, analisa Marcelo Miranda, CEO da Saudalys, detentora da marca Sorrisus.
Treinamento de equipe, layout do empreendimento, infraestrutura pronta, escolha do ponto, sistema operacional personalizado, controle de resultados, marketing especializado e conceito do produto são ingredientes de uma receita que agrada a diversos perfis, neste segmento. A Sorrisus, por exemplo, nasceu em 2013 apostando em tecnologia, preços acessíveis, facilidade no pagamento e marketing.
De 3 clínicas em funcionamento em Montes Claros, em 2015, o número saltou para atuais 57 unidades em funcionamento. Desde o lançamento do projeto de expansão, em 2016, foram vendidas 222 unidades, em 21 estados do país.   “Criamos um modelo sustentável de franquia que conquistou a comunidade de profissionais dentistas e investidores de diversas áreas”, diz Marcelo Miranda.
A 22ª FENICS - Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros – é uma feira multissegmentada, perfeita para realizar networking com pessoas estratégicas, fortalecer a marca, lançar produtos e fomentar promoções para vendas diretas. Serão quatro dias de negócios intensos, de 14 a 17 de setembro, das 18h à meia-noite, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. 

Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

Comentários