DNOCS COBRA INVESTIMENTO

Dnocs cobra investimento
Márcia Vieira
Montes Claros
23/11/2017 - 19h33 - Atualizado 19h36
O NORTE
A necessidade de reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) foi tema de audiência pública na Câmara dos Deputados. Dois pontos específicos foram tratados: concurso público para aumentar o quadro funcional e o pedido de orçamento próprio para o órgão, que sobrevive de emendas parlamentares.
“A gente precisa fazer essa discussão. A nossa região é muito seca, semelhante ao Nordeste brasileiro e a cidade retrata bem o que foi falado aqui. Há a necessidade de novos funcionários no órgão e além disso, os equipamentos estão sucateados”, disse a deputada Raquel Muniz, que recentemente direcionou emenda parlamentar ao Dnocs.
O órgão está presente em nove estados brasileiros e tem um quadro de apenas 1.300 funcionários, o que compromete a realização dos serviços.
“Há cerca de 30 anos o Dnocs não tem concurso público. Estamos praticamente pedindo aos funcionários para não se aposentarem. Em Montes Claros temos 21 funcionários efetivos. Muitas vezes precisamos terceirizar o serviço”, explica Guilherme Dias Ramos, Coordenador do Dnocs na região do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas. 
Uma das alternativas apontadas para solução seria o aproveitamento de funcionários dos Correios, onde as agências estão sendo fechadas.

Guilherme elogiou a atuação da deputada Raquel Muniz, que tem sido parceira na busca de soluções. “Raquel é a nossa única representante do Norte de Minas e tem feito um excelente trabalho para fortalecer o Dnocs, que tem uma importância muito grande na nossa região”, finalizou.

Comentários