FASA: XADREZ MOVIMENTA CAMPUS JK

Xadrez movimenta Campus JK das Faculdades Santo Agostinho

Texto: Ascom/Santo Agostinho
Fotos: Paulo Henrique Pereira de Melo

A primeira edição do Campeonato de Xadrez do projeto Xeque-mate Santo Agostinho aconteceu na manhã deste sábado na biblioteca central do Campus JK, em Montes Claros, com premiação para todos os participantes.
O projeto recebeu mais de 60 inscrições entre crianças, adolescentes e adultos de escolas públicas e particulares de Montes Claros e da cidade de Bocaiúva, além de envolver a comunidade ao entorno do Campus JK.
O xadrez é reconhecido mundialmente, como um dos mais importantes esportes para o estímulo da memória, aumento da capacidade de concentração e velocidade de raciocínio.
O projeto do Núcleo de Apoio Pedagógico, Psicológico e de Acessibilidade das Faculdades Santo Agostinho (NAPPSA) foi aberto por Rahyan de Carvalho Alves, da Coordenadoria de Extensão.
“As Faculdades Santo Agostinho sentem-se honrada em trazer a comunidade escolar para dentro do seu espaço universitário. Para nós, é um ganho muito grande em poder recebê-los aqui hoje. Sintam-se acolhidos pela instituição e que o campeonato possa lhes proporcionar diversão, conhecimento e que juntos, possamos compartilhar nossos saberes”, destacou Rahyan Alves.
Desde 2001, o Xadrez é reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), sendo considerado como o segundo esporte mais praticado no mundo.
Fernando Fonseca Veloso, professor de educação física da Escola Estadual Professor Gastão Valle, da cidade de Bocaiúva, conta sobre a participação dos seus alunos e os benefícios que o xadrez traz para a disciplinar escolar.
“Tive um grande mestre em Bocaiúva que era meu professor de matemática. Foi ele quem introduziu o xadrez em sala de aula no Ensino Médio. Daí, nasceu essa paixão pelo esporte, pois o xadrez permite mudar comportamentos e permitir que a disciplina seja uma constante em sala de aula, pois o jogo nos transmite essa saúde de mente e corpo”, frisou o professor.
O projeto Xeque-mate Santo Agostinho está sob a supervisão da professora e pedagoga do NAPPSA, Zilceléia Dias Barbosa e coordenação da professora Ilma Mendes de Almeida.
“Esse é o primeiro de muitos campeonatos de xadrez que iremos realizar dentro da instituição. Estamos fazendo história e vocês são importantes na construção e consolidação deste projeto que é bem prazeroso e que cresce a cada dia”, destacou professora Ilma Mendes.
Outras informações sobre o Projeto Xeque-mate Santo Agostinho podem ser obtidas no NAPPSA, através do telefone: (38) 3690-3670 ou e-mail: nappsa@fasa.edu.br


Jornalista Wesley GonçalvesAssessoria e Comunicação

Comentários