FIEMG LANÇA PROGRAMA de SEGURANÇA



FIEMG LANÇA PROGRAMA de SEGURANÇA
Foi realizado, na manhã dessa quinta-feira (30/11), na sede da FIEMG Regional Norte, o lançamento do Programa de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas Indústrias, uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.
A palestra do evento foi ministrada pelo Coronel BM Marcus José Tibúrcio Lima, que é Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para um auditório lotado de empresários, engenheiros, técnicos em segurança, projetistas e militares do Corpo de Bombeiros.
O programa está sendo lançado pela FIEMG em diversas regiões do Estado e tem como objetivo divulgar e orientar as empresas para obtenção de regularização dos procedimentos de segurança contra incêndio e pânico nas indústrias. Na palestra, o Cel. Tibúrcio Lima, abordou o procedimento para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (ACVB) e para obtenção do Certificado de Funcionamento Provisório; a tramitação de processos por meio do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (INFOSCIP) e por meio do Sistema Integrado da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Foram apresentados os benefícios para o empreendimento ao adquirir o AVCB, etapas do licenciamento e necessidade de reforçar a cultura da prevenção.
De acordo com o Coronel BM Marcus José Tibúrcio Lima, a Portaria nº 29, de 2 de junho de 2017 estabelece critérios que simplificam os procedimentos para licenciamento e início das atividades empresariais e a parceria com a FIEMG levará o programa a todo Estado facilitando a abertura de novas empresas e a regularização de empreendimentos já em funcionamento. “Essa parceria é muito importante, pois antes da Portaria muitos empresários deixavam de se legalizar por não saberem os procedimentos necessários junto ao Corpo de Bombeiros.”, explicou o palestrante. Segundo ele, com esse programa serão viabilizados canais de comunicação que permitam que as pessoas acessem as informações e regularizem seus negócios através das medidas de facilitação.
Para o Presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, a parceria da FIEMG com o Corpo de Bombeiros facilita ao empresário a obtenção dos procedimentos de segurança, sem que haja aumento do risco para os imóveis e ainda reforça a cultura da prevenção e da saúde e segurança dentro das indústrias. Ele destacou ainda que o objetivo da FIEMG é desburocratizar e tornar ágil as ações para que novos empreendimentos estejam aptos a funcionar, sem incorrer em erros de segurança antes comuns.
 Texto/foto: Assessoria FIEMG

Comentários