CÂMARA:MONTES CLAROS GANHA MAIS UM CANAL de COMUNICAÇÃO

CÂMARA 

Montes Claros ganha mais um canal de comunicação

A TV Câmara de Montes Claros, ainda em fase de testes, entra ao ar nos próximos dias como sinônimo de transparência e progresso nas atividades do Legislativo Municipal. O montes-clarense que sintonizar no canal 27 irá conferir a programação da TV Câmara de Montes Claros. Inicialmente, serão exibidas apenas as sessões ordinárias, às terças e quintas, bem como as atividades parlamentares que incluem as Audiências Públicas, Comissões Legislativas, atividades da Escola do Legislativo, Sessões Solenes e Sessões Extraordinárias.
O valor total do investimento é de R$750 mil, incluindo a aquisição de equipamentos de estúdio e transmissão, que será realizada em qualidade digital HD.

Cláudio Prates, presidente da Casa Legislativa, destaca que estes quatro novos canais abertos e disponibilizados de forma gratuita à comunidade, com qualidade digital, tem como principal objetivo "dar maior transparência aos trabalhos do Poder Legislativo, bem como aproximar os cidadãos da atuação parlamentar. Montes Claros terá a TV Câmara Municipal, TV Câmara Federal, TV Senado e TV Assembleia", afirma.

"A TV é um importante passo para o objetivo de fazer da Câmara uma instituição cada vez transparente, bem como possibilitar a população acompanhar efetivamente os parlamentares, tanto da esfera estadual quanto federal", pontua o Parlamentar.

A TV Câmara, desativada há quatro anos, voltará a funcionar com o sistema Multiprogramação no Canal 27, porém, o telespectador acessará quatro canais abertos, além de acesso ao celular e tablet. O canal 27.1 será disponibilizado para a Câmara Federal, 27.2 Assembleia Legislativa, 27.3 Câmara Municipal e 27.4 Senado Federal.

Luiz Ribeiro, jornalista do Estado de Minas, destaca que sendo o legislador municipal um homem público eleito, deve este prestar contas à população. Esta por sua vez, deve ter acesso, de forma facilitada, a meios de acompanhar o trabalho dos seus representantes. “Nesse contexto, o funcionamento da TV Câmara e essencial para garantir a transparência do legislativo e permitir que a população possa acompanhar de perto as reuniões, votações, etc”, afirma.

“Por outro lado, destaco também que, o canal de TV, também sendo mais um veículo de comunicação em Montes Claros, contribui para o desenvolvimento do mercado e seus profissionais de comunicação, que vivem hoje um momento de extrema instabilidade nos tempos das redes sociais”, ressalta.

De acordo com Léia Oliveira, Assessora-Chefe de Comunicação Social da Unimontes, "as TVs Legislativas cumprem seu papel ao transmitirem, sem cortes, as atividades de senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. Considero o retorno da TV Câmara do legislativo de Montes Claros um grande avanço na prestação de serviço, pois é elemento fundamental na formação da cidadania, na construção de uma sociedade mais democrática e, é claro, na transparência das práticas políticas".

"A comunicação deve ser exercida no âmbito da função social que não
é devidamente vista nos grandes meios. Há de se ressaltar que é necessário o devido planejamento para uma programação de qualidade, além de exibir debates e temas de interesse público e dar importância à gestão da TV legislativa – um tema ainda pouco discutido nas políticas de comunicação do Brasil", afirma.

Em breve, a TV Câmara disponibilizará conteúdo próprio, que será produzido pela equipe de comunicação da nova emissora da maior cidade do Norte de Minas.

 Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Montes Claros - MG

Comentários