WORKSHOP GRATUITO foi REALIZADO na ABO

 Workshop gratuito reúne profissionais da odontologia em Montes Claros
A técnica CAD CAM é tecnologia de ponta na produção de próteses fixas e aumenta a qualidade de vida do paciente

Nesta sexta-feira,  2 de março, o renomado cirurgião dentista André Callegari esteve em Montes Claros para um workshop gratuito com profissionais da odontologia de todo o Norte de Minas. O evento foi promovido pelo Laboratório Protesys, com o apoio da ABO – Associação Brasileira de Odontologia em Montes Claros. O tema foi a “Odontologia do presente – Desmitificando a tecnologia CAD CAM”.
André Callegari é especialista em odontologia estética, com experiência internacional e diversos artigos publicados em publicações acadêmicas. A abertura do workshop será com a Dra Karina Namorato, especialista em próteses fixas. O tempo de produção, a precisão dos modelos, novas técnicas e insumos estão entre os temas a serem tratados. Itens que garantem a sáude bucal aliada à estética dos dentes.
Esta tecnologia é bem recente, somente nos últimos seis anos que vem sendo utilizada no país. No Norte de Minas, o Laboratório Protesys é pioneiro na técnica CAD CAM, que permite a produção de uma prótese dentária a cada 13 minutos. Atualmente, o modelo tradicional de produção de próteses fixas requer até três dias para a produção de 1 elemento. Na oportunidade, será lançado o Express Service Protesys, a fim de atender a demanda de próteses fixas para dentistas, em até 24 horas.  
De acordo com Pedro Portugal, diretor de Operações do Protesys, a redução do tempo é fundamental para o bem-estar do paciente, que consegue concluir o tratamento num período muito menor, viabilizando completamente a reabilitação oral, devolvendo à pessoa sua autoestima ao substituir o dente perdido. Do ponto de vista profissional, com a CAD CAM, o nível de qualidade é bem maior e a produtividade excepcional. Por isso, investimos cerca de 1,5 milhão de reais para equipar nosso laboratório e os resultados são bem positivos”.
Tecnologia CAD CAM
Pedro Portugal explica que “o dentista faz um scanner da boca, com a segmentação de cada dente, através de uma microcâmera. As imagens são enviadas num arquivo digital, menos invasivo para o paciente. A exatidão de ajuste das próteses dentais depende em grande parte da precisão. Trabalhamos em escala de microns, uma unidade menor que milímetros”, conta.
A tecnologia de scanner, impressão em 3D e fresagem robotizada, aliada a um software de gestão criado especialmente para garantir a excelência em cada etapa, reduz o tempo de produção da prótese e garante uma produção em grande escala, sendo necessários apenas 13 minutos para confecção de um elemento. “O sistema do Protesys busca reproduzir de forma mais perfeita possível o dente original da arcada do paciente”, pontua o diretor de operações.
O workshop foi realizado no auditório da ABO, na rua Dr. Valter Ferreira Barreto, 144 – Ibituruna, das 8h às 18h, com emissão de certificado de 8h.

 

Comentários