VAREJO CONECTADO ESTIMULA CONSUMO

Campanha Varejo Conectado estimula consumo e aumenta interação entre cliente e empresa
 Mais de 400 empresas aderiram gratuitamente ao GeoUtil, num projeto piloto em Montes Claros

 A experiência de compra muda cada vez mais rápido com a modernidade. Desta forma, a startup Wiser Place escolheu Montes Claros para testar um projeto piloto, o Varejo Conectado. O objetivo é aumentar as vendas do comércio local e aproximar consumidores de empresas, no maior polo comercial do interior de Minas. A Campanha ganhou o apoio de entidades e lideranças e será plataforma de teste para o restante do país.
A tendência do varejo é ser multiconectado. Estima-se que 65% da população mundial tenha um smartphone nas mãos e mais de 80% do uso da internet acontece já no dispositivo móvel, situação que pode proporcionar um ambiente oportuno para negócios. Além disso, há plataformas como o GeoUtil, um conjunto de recursos composto por aplicativo, beacons (que são dispositivos de IoT que permitem identificação de smartphones nas proximidades), antenas, smart-tags, bases de dados, mecanismos de big data e chatbot (atendente virtual).
José Reis é um dos idealizadores da campanha e diretor na startup Wiser Place. Ele explica que “na era dos millennials, o empoderamento do cliente por meio da tecnologia gera expectativas elevadas, intensifica a luta da equipe de venda para satisfazer os desejos dos compradores, que buscam experiências de varejo cada vez mais personalizadas. Por isso, a aposta no aplicativo GeoUtil é grande. Cerca de 400 estabelecimentos em Montes Claros já fazem parte da plataforma de teste, gratuitamente. A partir do Norte de Minas, o projeto será levado para Belo Horizonte (sede da startup) e outras cidades do país”.
Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros gostariam de receber recomendações personalizadas, com base em seu histórico e hábitos de consumo. Com o GeoUtil estas empresas podem conhecer, na hora, o perfil dos seus clientes e vender mais com isso. “E tem ainda aquele consumidor que não quer só comprar, mas gosta de interagir, comentar sobre determinado produto ou serviço e ajuda a delinear a estratégia de venda, no desafio de tornar o produto ainda melhor”, comenta Daniel Rodrigues, gerente de marketing.
Mapear clientes e utilizar esses dados para criar serviços digitais usando a tecnologia para proporcionar contato humano e promover serviços personalizados é o caminho para o varejo do futuro - e ele é móvel e conectado. “A popularização de recursos do IoT - Internet das Coisas - no varejo cria uma situação de benefícios mútuos, onde o varejista vende mais e o cliente gasta menos. Em outras palavras, é fomentar negócios para o varejo reduzindo gastos para o consumidor, pontua.
Uma experiência de compra conectada e inteligente
Os clientes que baixarem o aplicativo GeoUtil em seu dispositivo recebem recomendações de produtos relacionadas à empresa em que estão próximos. Os varejistas podem ainda conhecer, na hora, o fluxo de pessoas nas imediações do seu estabelecimento ou dentro dele, podendo fazer ajustes imediatos para melhor atender os seus clientes.
“Com uma adesão praticamente 100% gratuita e a possibilidade de planos mais sofisticados a um custo bem reduzido, o processo de uso do GeoUtil é simples. Se houver pelo menos um beacon no estabelecimento muitas outras possibilidades ficam disponíveis no processo de uso do aplicativo. O estabelecimento passa a ter o seu próprio aplicativo, com diversas outras possibilidades para expandir e melhorar a sua forma de fazer marketing, de conhecer o seu cliente e, com isso, atrair mais clientes e vender mais”, frisa José Reis.
Contato para entrevistas:
José Reis - diretor
31 - 99363-3112


Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação

Comentários