CDL DISCUTE VAREJO

CDL
 Seminário discute políticas públicas para o varejo
      Federação traz especialista para falar sobre a temática em Montes Claros

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL), com sede em Belo Horizonte, realiza nesta segunda e terça-feira, 10 e 11 de setembro, o Seminário Regional do Norte de Minas, com a participação das CDLs da região. O evento, que será realizado no auditório do Intercity Hotel, em Montes Claros, terá como um dos pontos altos a palestra do consultor especialista em políticas públicas, Marcos Lima, com o tema “Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Município e do Varejo”. Ela será das 8h15 às 9h45, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a participação de representantes dos mais diferentes setores da sociedade. Lideranças políticas também foram convidadas e a previsão é de que estejam p resentes, em função da importância da temática.
Presidente da CDL, o empresário Ernandes Ferreira, destaca a relevância do Seminário, que tem como metas realizar treinamentos que auxiliem e contribuam com a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras. Ele aponta a importância da palestra, que vai tratar de políticas públicas visando estimular o desenvolvimento do município e do varejo. Lembra que o setor precisa receber atenção especial, sobretudo do Município, pelo fato de contribuir ao longo dos anos com seu progresso, como maior gerador de empregos, com reflexos diretos na qualidade de vida da população.
A Federação afirma que está unindo forças com as CDLs e construindo um padrão de organização, buscando fortalecer a atuação institucional e comercial das entidades para representar o varejo, gerando força de vendas e aumentando a rede de associados. Dessa forma, o Conselho Estadual do SPC e a Federação, contribuirão para o desenvolvimento das CDLs preparando-as para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia.
O propósito institucional de uma CDL é, além de oferecer informações qualificadas e soluções adequadas, obter decisões favoráveis aos interesses dos seus representados. Este ano, o Conselho Estadual do SPC irá capacitar as entidades focando em produtos do SPC Brasil que impactam no comércio. Assim, o treinamento apresentará alternativas de qualificação dos profissionais para expandirem seus serviços e ampliarem as estratégias de venda, além de aumentar o número de associados.
Já a Federação irá priorizar em sua programação assuntos relacionados ao diálogo com órgãos públicos e agentes de desenvolvimento local, para que a CDL contribua com as iniciativas públicas de interesse do comércio. “Entendemos que para melhorar o ambiente de negócios do varejo é fundamental que haja envolvimento do poder público e que as demandas do setor estejam estruturadas na agenda governamental em âmbito municipal, estadual e federal. Neste sentido, percebe-se a enorme relevância do planejamento e implementação de Políticas Públicas, que precisam ser elaboradas a partir do alinhamento dos atores políticos com líderes empres ariais”, afirma a FCDL.

 

Comentários