FENICS VAI TER II EXPOSOLAR

II Exposolar do Norte de 
Minas na Fenics
Mercado de energia fotovoltaica deve movimentar cerca de 11,6 bilhões na região

A Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – ADENOR, promove mais uma vez, durante a 23ª Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços – FENICS, a II Exposolar do Norte de Minas, nos dias 14 e 15, em seu estande. Com o patrocínio do Banco do Nordeste, a OSCIP, leva mais conhecimento sobre os projetos em curso, apresentando oportunidades para investimento em energia solar fotovoltaica. O público-alvo reúne integradores, empresários e investidores.

O evento também estimula ações de fomento para o processo de industrialização do Norte de Minas, através da FIEMG - Regional Norte, com o Programa de Alianças Estratégicas, da Câmara Técnica de Energia Fotovoltaica - SEDECTES e  com o Programa de Instalação de Usinas Solares nas Prefeituras, a partir de consórcios de municípios - CODANORTE.  Este mercado projeta alcançar valores acima de R$ 11,6 bilhões de investimentos em linhas de transmissão e na construção de usinas geradoras de energia, nos próximos 5 anos, somente na região.

 “Por meio da realização de palestras, painéis e atendimentos especializados, a II Exposolar do Norte de Minas Gerais visa desenvolver ações efetivas de promoção e divulgação do Projeto da ADENOR  de Implantação de  Empreendimentos Fotovoltaicos, de forma mais técnica e concentrada”, explica Alexandre Pires Ramos, presidente da entidade.  Ele destaca,  ainda, o Lançamento do Portal de Energias da Área Mineira da Sudene – Local. O Portal ajudará todos os interessados em empreendimentos do segmento desse tipo de energia em nossa região, que poderão tomar as informações como ponto de partida para contratar ou oferecer produtos e serviços”.

Desde 2013 a ADENOR desenvolve um trabalho pautado nesta cadeia produtiva, mobilizando entidades de fomento  e a sociedade para todas as possibilidades de investimento, com vistas a geração de emprego e renda. Em diversos eventos, investidores nacionais conheceram a região, articularam demandas e despertaram agentes locais para esta nova realidade regional. A II Exposolar é a continuidade desse trabalho, que consiste em despertar para a importância da energia limpa para o desenvolvimento sustentável, destacando o  Norte de Minas como a melhor região do país, neste contexto.                                     

De acordo com a programação, no dia 14, sexta-feira, às 18h, os painéis “Oportunidades de Negócios para Investimento em Energia Solar Fotovoltaica”; “Oportunidades para investimento em energia solar fotovoltaica para integradores, empresários e investidores”, com Davidson Dantas – Superintendente da Sedinor e Antônio Bárbara, presidente da Balfar Solar. Ainda, o tema “Modelo jurídico de Sociedade Anônima de Capital Fechado – Oportunidades de Negócios com Participação Acionária”, com Dinilton Pereira da Costa – Assessor Jurídico do Codanorte – Consórcio de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas Gerais; e “Fomento ao Processo de Industrialização da Região Norte de Minas Gerais”, com Leonardo Vasconcelos – Vice-presidente da FIEMG Regional Norte e Diretor de Projetos da ADENOR. Também na sexta-feira, a apresentação do Portal de Energia Solar da Área Mineira da Sudene, por  Alexandre Pires Ramos, presidente Adenor.

No sábado, dia 15 de setembro, às 16h, o estande da Adenor receberá Márcio Portes, Subsecretário de Ensino Profissionalizante e Superior da SEDECTES – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, para reunião com a Câmara Técnica Energia Fotovoltaica, cuja pauta tratará sobre o Programa de Aliança Estratégica, com ênfase na distribuição de kits fotovoltaicos para fins acadêmicos para as Instituições de Ensino Superior – IES.

Na programação também a apresentação do Projeto do Centro de Excelência Tecnológica e Inovação em Energia Solar Fotovoltaica, com José Henriques Diniz, Engenheiro Sócio da Conexão Energia. Às 18h, está prevista a instalação de Usinas Solares nas Prefeituras por meio de Consórcios: Instalação de Usinas Solares nas Prefeituras, através de consórcios de municípios e de Parceria Público Privada (PPP), com Dinilton Pereira da Costa; “Como funciona uma Parceria Pública Privada (PPP), benefícios ambientais e sociais do projeto”, com Leonardo Santos, Diretor Executivo do IPGC – Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades. O público saberá como funciona uma (PPP), benefícios ambientais e sociais do projeto. Mais informações e inscrições pelo site www.adenormgcom.br ou 38 – 2101 3319/ 99737-8290.

Foto:Solon Queiroz 
Nágila Almeida 
Assessora de Comunicação ACI

Comentários