Montes Claros
recebe primeiro salão da Orquídea Cattleya Walkeriana
Evento terá exposição e venda de orquídeas, cactus e suculentas entre os dias 14 e 16 de junho, no Ibituruna Shopping
A beleza da exótica orquídea Cattleya walkeriana, considerada por muitos cultivadores, como a mais perfeita entre as espécies, e quase uma unanimidade entre os orquidófilos, será o destaque do 1º Salão da Cattleya walkeriana, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho, no Ibituruna Shopping,

A floricultura, entendida como o conjunto de atividades produtivas e comerciais relacionadas ao mercado de espécies vegetais cultivadas com finalidades ornamentais, é um dos mais dinâmicos e promissores segmentos da agricultura brasileira.

O nome walkeriana é uma homenagem a Edward Walker, colega e assistente do médico e botânico George Gardner, que realizou uma expedição pelo Brasil que durou cinco anos (1835/1841). A nova espécie foi encontrada próximo ao rio São Francisco, em Minas Gerais, em 1839.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a região Sudeste do Brasil concentra a maior parcela dos produtores de vendas de flores, com 53,3% do total, seguido da região Sul e Nordeste, que juntas são responsáveis por cerca de 40%, colocando o Brasil entre os 15 maiores do mundo.
O país conta, atualmente, com 8.250 mil produtores de flores e plantas, segundo a Ibraflor. Juntos, eles cultivam mais de 350 espécies e mais de 3.5 mil variedades.
O mercado de flores, de acordo com a Ibraflor, é uma importante engrenagem na economia brasileira, responsável por 199.100 empregos diretos, dos quais 78.700 (39,53%) relativos à produção, 8.400 (4,2%) à distribuição, 105.500 (53%) no varejo e 6.500 (3,25%) em outras funções, em maior parte como apoio.
Ainda de acordo com a Ibraflor, a floricultura comercial brasileira cresceu nos últimos anos, com faturamento de R$ 7,9 bi em 2018 e crescimento de 9%. Em 2017, este número foi de 7,3 bi e também crescimento de 9%. Em 2016, o crescimento do setor foi de 8% e faturamento de 6,7 bi.
Jornalista Wesley Gonçalves
Fotos: Eugênio José Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.