LUTO NA IMPRENSA: AMÉRICO MARTINS

 


LUTO NA IMPRENSA- AMÉRICO MARTINS

 MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior) – A Imprensa do Norte de Minas está em luto pela morte do jornalista e empresário da comunicação Américo Martins Filho, nesta segunda-feira, dia 12 de abril. Aos 81 anos de idade ele não resistiu à enfermidade que o levou a ficar um mês internado em unidade hospitalar desta cidade, onde morava.

Américo Martins Filho ou Ameriquim, como era mais conhecido, faleceu na madrugada de hoje na Santa Casa de Montes Claros onde estava internado desde o dia 15 de março devido a complicações provocadas pela Covid-19.

Embora estivesse afastado efetivamente da imprensa após a paralisação das atividades do Jornal do Norte, nos anos 2000, Américo Martins era uma referência da imprensa regional. Fundado do Jornal do Norte em 1979, ele reunia não somente a dedicação profissional com reportagens e a direção do jornal, assim como mantinha um invejável acervo da Imprensa com exemplares de jornais encadernados sendo uma riquíssima fonte de informação e da história de Montes Claros e do Norte de Minas.

Em 1996, o jornalista e empresário da comunicação Américo Martins Filho comprou todas as passagens do último vagão da locomotiva na viagem de ida e volta de Montes Claros para Monte Azul, passando por Janaúba. Foi um marco histórico, pois nesse vagão Américo Martins viajou em companhia de jornalistas de vários jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas, escritores, artistas, políticos e outras personalidades com a finalidade em registrar a que seria a última viagem do trem de passageiros no Norte de Minas. Isso foi nos dias 4 e 5 de setembro de 1996.

Em dezembro de 2014, Américo Martins Filho foi homenageado durante o tradicional Encontro da Imprensa do Norte de Minas, evento de confraternização entre os trabalhadores dos meios de comunicação.


Comentários