27/02: LÚCIO e MOACYR...

27 DE FEVEREIRO:  

LÚCIO E MOACYR...

Hoje, 27 de fevereiro é dia do livro didático e data de nascimento do arquiteto e urbanista LÚCIO COSTA, autor do projeto do PLANO PILOTO DE BRASÍLIA, cuja criação arquitetônica dos monumentos centrais foi designada a Oscar Niemeyer. 27 de fevereiro é também a data de falecimento do escritor gaúcho MOACYR SCLIAR, que partiu em 2011. Scliar era médico, professor universitário e escritor de renome. Escreveu contos, romances, crônicas, literatura infanto-juvenil e ensaios. Era membro da  Academia Brasileira de Letras. "O Centauro no Jardim", "Sonhos Tropicais" (adaptado para o cinema), "A Mulher que Escreveu a Bíblia" e "A Orelha de Van Gogh", são algumas das suas obras. É ele o nosso homenageado de hoje. Abaixo, trecho de entrevista que fizemos com o escritor em 2008:




MV: Moacyr Scliar gostaria de ser reconhecido como escritor ou como médico?
 
MS: Na verdade, eu gostaria de ser conhecido como jogador de basquete ( muitos risos ). Toda minha vida eu joguei basquete, mas fui um desastre. Eu acho que o ser humano tem múltiplas identidades e o segredo da vida, o que eu posso dizer da minha experiência é: assuma todas as identidades que tu tem. Todas, todas. Todas as paixões, todos os grupos aos quais tu pertence, todas as opiniões políticas que tu possa ter. Não negue nada, não recuse nada. Quanto mais identidade uma pessoa tem, mais completa é a vida dela.
 

MV: A felicidade tem uma definição? 
 
MS: Cada pessoa tem a sua definição de felicidade. Eu diria que é feliz a pessoa que reconhece suas limitações, aceita as coisas que ela não pode fazer, mas pega aquilo que pode fazer e eleva ao grau máximo de realização e   através disso também se relaciona muito com os seres humanos. Quanto mais maduro a gente fica, mais a gente percebe que se há um segredo na vida, é que todos somos uma matéria só. As pessoas fazem parte de uma mesma realidade e quanto mais laços afetivos tu tiver , melhor pra ti. 





Comentários

  1. Pessoas sábias pensam, dizem e praticam coisas desse tipo. Os comuns nem sempre conseguem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.