BRASÃO EM LUGAR DE LOGOMARCA

 FIQUE SABENDO:
Prefeitura opta por brasão em vez de logomarca



Placas, documentos oficiais, veículos, edifícios e outros patrimônios da Prefeitura de Montes Claros não serão mais identificados com logomarca. A atual administração optou por utilizar o brasão, quando for necessário, como instrumento de caracterização da Prefeitura. A medida, de acordo com o prefeito Ruy Adriano Borges Muniz, cumpre com o compromisso do poder público ser despersonalizado. “O nosso objetivo, utilizando o brasão, é criar um legado permanente para Montes Claros. Assim, o brasão será uma marca permanente, não a pessoa do prefeito. Queremos divulgar a Prefeitura, e não o prefeito”, destaca Ruy Muniz.

O prefeito ainda aponta que a logomarca é trocada toda vez que o chefe do executivo deixa o cargo. Isso gera despesas para o poder público, que acaba criando outra logomarca para caracterizar a sua administração. Com o brasão, isso não vai mais acontecer.

Ao final do mandato, será feita uma avaliação dessa medida para que seja analisada a possibilidade de o prefeito encaminhar à Câmara Municipal de Montes Claros projeto de lei propondo que não seja mais permitido o uso de logomarcas pela Prefeitura de Montes Claros, e, sim, a adoção do logotipo oficial, o brasão.

O designer Victor Lima aplaude a decisão, afirmando que “todos os prefeitos que entram procuram mudar as cores que simbolizam a administração anterior, trata-se de uma maneira de mostrar quem manda agora”. Victor ainda destaca que, com essa medida, os próximos prefeitos podem seguir o exemplo de Ruy e também optar pelo brasão. “Afinal, o brasão simboliza a história da cidade, é um resgate de valores antigos e não tem cara de um nem de outro. Tem a cara de Montes Claros”, afirma.

O brasão – Com as cores azul, dourado, verde e preto, o brasão da Prefeitura de Montes Claros consta de um escudo português, significando a origem do Brasil. Apresenta uma coroa mural de cinco torres, designando a cidade; no interior, duas figuras da flor de lis como símbolo de Nossa Senhora da Conceição e São José, padroeiros da cidade. Abaixo, significando a denominação da cidade, apresentam-se os montes claros. De cada lado uma data: a primeira de 1707, que foi a de fundação do povoado; a segunda, 1857, elevação à categoria da cidade. Sob o escudo, consta o Salmo: “Sub umbra alarum Tuarum”, que em latim significa “Debaixo da sombra de Tuas asas”.

Texto/Informação:Andréia Pereira- ASCOM-Prefeitura

Comentários