NOTÍCIA UNIMONTES



NOTÍCIA UNIMONTES / UNIMONTES NOTÍCIA

Aberta licitação para equipamentos da Casada Gestante no Hospital Universitário


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou o processo licitatório para a aquisição do mobiliário, equipamentos e material permanente da Casa da Gestante, unidade anexa ao Hospital Universitário Clemente de Faria voltada para o acolhimento de mulheres em gravidez de alto risco. O local terá capacidade para receber 10 gestantes.

A obra está em fase de acabamento e a compra do mobiliário compreende a última etapa dos trabalhos para que a unidade possa ser colocada em funcionamento. Representa uma importante iniciativa para a humanização da assistência oferecida pelo Hospital da Unimontes.

O investimento nas instalações físicas da Casa da Gestante foram da ordem de R$ 750 mil, recursos liberados pela Secretaria de Estado de Saúde. Conforme o superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, serão investidos na aquisição de móveis e equipamentos R$ 79,96 mil – também assegurados pelo Governo do Estado. A previsão é de que o processo licitatório seja concluído dentro de 70 dias.

PARTOS POR MÊS
O Hospital Universitário Clemente de Faria, que presta atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realiza em torno de 160 partos por mês (média de 1.920/ano). São atendidas na maternidade do Hospital da Unimontes parturientes de Montes Claros e de diversos municípios do Norte de Minas – ATÉ DO Sul da Bahia.

Muitas das mulheres que se deslocam de outras cidades da região necessitam de melhores cuidados, por apresentarem gravidez de alto risco. No entanto, enfrentam dificuldades por não terem locais onde possam permanecer em Montes Claros. O objetivo da Casa da Gestante é o acolhimento das mulheres com gravidez de alto risco.

De acordo com a direção do HUCF, a proposta é que as gestantes venham ter “a oportunidade de receber uma assistência de maior qualidade, condizente com o grau de risco obstétrico diagnosticado e reduzindo a ocupação e a taxa de permanência hospitalar”. Na unidade, depois de passar por avaliação clínica, as mulheres terão acompanhamento no trabalho de pré-parto, sendo assistidas por profissionais da maternidade do Hospital Universitário.

Texto/Informações/Foto: ASCOM UNIMONTES

Comentários