DIVINA PROVIDÊNCIA forma primeira turma

CIDADANIA
Divina Providência forma primeira turma para mercado de trabalho
Texto e Fotos: Márcia Vieira


Na noite desta segunda-feira, 22, o auditório da AMAMS foi pequeno para a emoção dos jovens que compõem a primeira turma de formandos do Sistema Divina Providência, seus familiares, autoridades e convidados. O projeto social, sob a gestão do empresário montes-clarense Paulo César Santiago, é uma extensão do que já existe em Belo Horizonte, mas por aqui vem ganhando vida própria.
Responsável pela qualificação de jovens carentes e, na maioria dos casos, sua inserção no mercado de trabalho, os envolvidos têm o que comemorar. Antes mesmo da construção da sede e com apenas três meses de funcionamento, já disponibiliza para o mercado de trabalho cerca de 150 alunos, que passaram por qualificação em áreas como auxiliar administrativo, almoxarifado, secretariado e departamento de pessoal.
Jairo Azevedo, fundador e mantenedor do projeto na capital, revela sua satisfação com o bom resultado: “É uma surpresa muito agradável para nós. Ainda estamos na parte de construção da sede, mas já formando a primeira turma e iniciando uma segunda leva. É claro que isto está acontecendo porque contamos com muita colaboração e compreensão das pessoas que têm condições de nos ajudar, sobretudo do Paulo, que tem se desdobrado, doando tudo de si para que o projeto vá à frente”, diz.
“Queremos que estes jovens tenham empregos honestos e ganhem a sua subsistência através do trabalho sério, e o que é mais importante, longe das drogas, do crime e da marginalidade”, complementa Jairo. Este é o caso de Jaqueline Antunes Barbosa, que recebeu o diploma pelo curso de auxiliar de almoxarifado: “há uma semana já estou trabalhando com o que aprendi no curso. Tirei muito proveito, tive oportunidade de visitar almoxarifados de algumas empresas bem avaliadas e conhecer o funcionamento do serviço. Eu fiz e recomendo”, confessa.
PARCERIAS - Para Paulo César, “quem faz um benefício, jamais deve lembrar. Quem recebe, jamais pode esquecer”. Destacando que a efetivação do projeto tornou-se possível graças à parceria com uma faculdade de Montes Claros, que cedeu parte do espaço para os alunos, o empresário convida a sociedade ao engajamento: “Toda doação é bem-vinda. Quem está aqui pode falar com mais dez pessoas, pode multiplicar e ajudar. Vamos precisar da ajuda de toda a população”, diz o empresário.
Representando a administração municipal, o secretário de Saúde, Geraldo Edson Souza Guerra, participou da solenidade e recebeu placa de homenagem em nome do chefe do Executivo. Ele ainda lembrou que uma das prioridades desta administração é justamente a educação. A recente implantação do projeto Escola Tempo Integral casa perfeitamente com os projetos desenvolvidos na área social, como o Sistema Divina Providência. Aos jovens, o secretário deixou uma mensagem: “Vocês estão iniciando com aquilo que o ser humano mais precisa na vida, além do amor e da fé, o conhecimento. Uma herança que vocês estão adquirindo e que ninguém tira”.
SURPRESA - A educadora Maiuza Madureira deu aulas de secretariado e ressaltou que chegou a se surpreender com os alunos: “Imaginávamos receber pessoas despreparadas, mas eles tiveram muito interesse e deram valor às aulas. Podemos dizer que começamos a preparar esta turminha a partir de 14 anos para o trabalho. A maioria não teve acesso a outro tipo de preparação, e o sistema está aí para atender a esta gama de pessoas, já que o mercado está, a cada dia, mais exigente”.

A partir deste dia 23 de julho, entrou em sala uma nova turma. Das duzentas vagas disponíveis em novos cursos, algumas ainda não foram preenchidas. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (38) 2104 5226.

TODAS AS FOTOS DESTE EVENTO  VOCÊS CONFEREM ESTA SEMANA EM:

Comentários