MONTES CLAROS adere ao MAIS MÉDICOS

Montes Claros adere ao Mais Médicos

Texto: Ana Karienina
Fotos: Márcia Vieira



O ministro da saúde, Alexandre Padilha participou no sábado, 20 de julho, da Oficina Estadual de Mobilização de Adesão dos Municípios ao Programa Mais Médicos, que integra o Pacto pela Saúde e prevê a expansão e a aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades de saúde.

Durante o encontro, prefeitos e secretários de saúde do norte de Minas lotaram o auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) para se informarem sobre o programa e principalmente, para fazer a adesão ao Mais Médicos. Entre eles é unanimidade que a decisão do Governo Federal é uma forma de buscar melhorar a rede pública de saúde no Brasil. Para muitos deles, encontrar profissionais para trabalhar é uma luta constante, pois somente altos salários atraem os médicos aos municípios, que muitas vezes, não dispõem de fontes de custeio suficientes.

Para o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, a atitude do Governo Federal em buscar soluções para as questões da saúde, mostra não apenas coragem, mas, sobretudo, atende a demanda da população, que hoje clama por saúde de qualidade. “A prefeitura de Montes Claros já aderiu ao Programa. Temos responsabilidade e precisamos zelar pela população, portanto, não podemos ficar de braços cruzados enquanto o cidadão morre por falta de profissionais”, ressaltou.



INVESTIMENTOS NA SAÚDE - Garantir  ao brasileiro, mesmo o que vive em regiões distantes dos grandes centros, saúde de qualidade. Este, segundo  o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha é o grande objetivo do Programa Mais Médicos.  Através de números ele mostrou que atualmente existe um déficit de profissionais no Brasil. “ Precisamos pensar no povo, em garantir dignidade para a  população. Nós, do Governo Federal, temos a obrigação de pensar no todo e não podemos pensar apenas em uma determinada classe profissional. A saúde do Brasil precisa de solução e é isto que estamos buscando”, afirmou.
Padilha fez questão de ressaltar que médicos estrangeiros só serão chamados a participar do Programa caso o número de brasileiros inscritos não seja suficiente para preencher a demanda. Outra afirmativa do Ministro é de que está sendo elaborado um plano de carreira para os médicos, semelhante à dos profissionais que atuam no Judiciário.
Também durante sua fala, Padilha garantiu que serão liberados, pelo Governo Federal, R$ 12 mi para investimentos  em reforma, ampliação e construção de Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde.
Aos gestores presentes que ele informou que  apenas os municípios que se inscreverem e estiverem aptos a receber recursos para melhorar a infraestrutura da saúde da cidade e assim, oferecer boas condições de trabalho aos profissionais da área, poderão receber os médicos solicitados através do Programa Mais Médicos.






PROGRAMA MAIS MÉDICOS  O prazo para que os municípios realizem sua inscrição para aderir ao programa encerra-se no dia 25 de julho. A proposta é que os médicos atuem na Atenção Básica da Rede Pública de Saúde, principalmente nos municípios do interior e em periferias dos grandes centros. Os médicos que atenderem a chamada receberão do Ministério da Saúde uma Bolsa Federal de R$ 10 mil e ainda terão acompanhamento de supervisão de instituições públicas de ensino. O programa terá duração de três anos. O site para se inscrever éhttp://maismedicos.saude.gov.br.

Comentários