JANELAS da CIDADANIA: Programa leva alternativa a famílias carentes

Janelas da Cidadania

Programa leva alternativa a famílias carentes

Texto : Márcia Vieira
Fotos: Wílson Medeiros

Na próxima quinta-feira, às 9h, 100 famílias da Vila São Francisco de Assis irão receber um bonito e delicioso presente: uma caixa de madeira contendo tomate cereja, couve, cebolinha e salsa, já no ponto de colheita.

O projeto intitulado “Janelas da Cidadania” foi criado por Marco Túlio Versiani, da Gerência de Fomento da Agricultura Familiar, e visa levar às famílias além de melhoria na qualidade de vida por meio de alimentação saudável, a possibilidade de ganho financeiro. “Este trabalho dá conforto alimentar e as famílias podem cultivar, reproduzir e até comercializar os produtos”, disse Marco Túlio. Ainda de acordo com o coordenador, o nome não foi uma escolha aleatória: “como eles não tem espaço, tudo foi medido e projetado para caber em uma janela, que é o espaço perfeito para receber a caixa”. As famílias contempladas foram cadastradas pela Defesa Civil em etapa anterior e terão, a partir da entrega, acompanhamento de equipe técnica da secretaria, que ficará responsável por orientá-los quanto ao cultivo.

Carlos Ney integra o projeto e com sua experiência de músico conhecido declara que a tarefa de plantar “não é tão leve como a música, mas gosto de fazer, sobretudo porque fui criado na roça. Minhas paixões são a música e a horta”. Nas duas atividades, diz ter a sensação de que está fazendo o bem ao outro.

O Secretário de Agricultura Familiar, Arquimedes Batista, revela que o “Janelas da Cidadania” faz parte de um projeto maior, o Agricultura Urbana, que trabalha com hortas escolares e de PSFs entre outras. “O nosso maior objetivo é mostrar pras famílias que qualquer espaço pode ser produtivo. A conscientização é a nossa meta. A dona de casa que fica ociosa pode agora ter uma ocupação. Começamos com a caixa, mas o próprio cidadão pode multiplicar isso”, destaca o secretário.

As caixas foram confeccionadas com material reciclável doado por parceiros. O processo consiste em selecionar a madeira e retirar os pregos. Em seguida, a serraria da Secretaria de Serviços Urbanos finaliza o trabalho. Entraram como parceiros, além das outras secretarias municipais, a Transportadora Januária, Ceanorte, Parceria Agrícola, Proaves e Conab.



Empresas ou cidadãos que queiram fazer doações podem procurar a Secretaria de Agricultura Familiar, nos fundos do Parque de Exposições ou entrar em contato pelo telefone (38) 3229-4242.

Comentários