FUNORTE: ACADÊMICA PARTICIPA DO CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS


FUNORTE:

Acadêmica Funorte fará intercâmbio através do Programa Ciência Sem Fronteiras


Acadêmica do 8° período de Odontologia da Funorte, Carla Carneiro Soares Macedo, acaba de ser selecionada para participar do programa do Governo Federal Ciência sem Fronteira.
O Ciência sem Fronteira é um projeto que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
O objetivo do projeto, segundo o Governo Federal, prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
A estudante montesclarense, de 23 anos, diz que ficou sabendo do projeto através da internet, nos sites vinculados à pesquisa científica brasileira: CAPES e Cnpq. A escolha pela Odontologia deu-se pela afinidade com a área de Ciências Biológicas e da Saúde, além da influência familiar já que possui duas irmãs que se formaram na área.
Para ser aprovada no projeto, Carla participou de várias etapas, bastante concorridas (com todo o Brasil) e bem demoradas. “Da inscrição até o resultado com as alocações nas universidades foram quase 6 meses. Se você tem certeza que se encaixa nos requisitos, deve manter a calma, ficar atento aos prazos e centrar no seu objetivo, pensando que todo o processo é um investimento para o seu futuro, uma grande oportunidade”, diz a estudante.
A acadêmica irá para Western Kentucky University (WKU), na cidade de Bowling Green, estado de Kentucky nos Estados Unidos, no qual ficará durante 13 meses.
De acordo com Carla: “primeiramente terei 1 mês de aperfeiçoamento em inglês com o programa ESLI (English as a Second Language International) da universidade WKU, e seguirei mais 12 meses de atividades acadêmicas e pesquisa”.
As expectativas para este novo desafio são grandes, mas a acadêmica está muito confiante. “É uma oportunidade única. Só o intercâmbio em si já soma como uma grande experiência de vida. A WKU é uma excelente universidade, de renome em pesquisa internacional, com alunos de mais de 46 países diferentes. Espero poder aproveitar tudo ao máximo”.
Para Carla, esta experiência será muito enriquecedora para sua vida de uma forma geral. “Será importante tanto no aspecto pessoal, com toda a experiência de vida de um intercâmbio, quanto profissional, com a fluência em outro idioma e bolsa de estudos e pesquisa em uma instituição de ensino superior estrangeira, que contam muito no currículo, além de poder criar vínculos com profissionais da minha área”.
A estudante ainda afirma que o ensino da Funorte corroborou para essa aprovação, já que a instituição tem um bom ensino, que soma-se a qualidade do corpo docente e ao interesse dos alunos.
Para o futuro Carla pretende depois de formada seguir a carreira acadêmica. “O intercâmbio me ajudará bastante, além de me especializar em algumas áreas da Odontologia”.
As aulas da acadêmica iniciam-se no dia 16 de junho.

Samuel Evangelista
22/04/2014 - 10h10


Comentários