EXPOMONTES SOLIDÁRIA; arrecadadas 3 toneladas de alimentos

Expomontes Solidária

3 toneladas foram arrecadadas no Parque de Exposições João Alencar Athayde


A primeira edição do projeto Expomontes Solidária foi um sucesso. Ao todo, foram arrecadadas 3 toneladas de alimentos, na noite desta segunda-feira (07), durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros.  A proposta foi criada pela Rede de Voluntariado da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI) e Lions Clube Internacional, em parceria com a Sociedade Rural e Cia Promoções.
De acordo com presidente da ACI, Edilson Torquato, o objetivo da ação é despertar o espírito solidário na sociedade. “O dia escolhido para acolher a iniciativa foi esta segunda-feira, mas a intenção é de que as pessoas também façam doação de alimentos nos outros dias de festa”, diz.
A Rede Voluntariado foi criada em 2010 pela ACI para trabalhar com a responsabilidade social, expressando a preocupação da entidade com o desenvolvimento da sociedade. Para a coordenadora da Rede, Nuria Font Souza, a organização deseja que a prática de arrecadar alimentos para instituições filantrópicas se torne tradição, assim como a Expomontes. “Este ano é a primeira vez, mas queremos que isto se torne um ato espontâneo das pessoas”, conta.
Nuria explica ainda que os alimentos são doados para instituições comprovadamente carentes e que são acompanhadas de perto pela organização. “Existem algumas que não tem nenhuma placa nem identificação na porta. Mas nós pesquisamos e as identificamos. Atualmente, são 35 entidades beneficiadas com as ações do voluntariado. “Às vezes uma palavra amiga, uma visita, ou até mesmo apenas ouvir o que essas pessoas têm a dizer já é um grande benefício, para eles, e para o nosso crescimento como humanos.
Eduardo Santos Freitas é pintor e aproveitou a noite para levar os dois filhos ao Parque de Exposições João Alencar Athayde. O ingresso foi 3 quilos de feijão. “Essa ação é muito bacana e, inclusive, eu acho que a iniciativa devia se multiplicar pelos eventos da cidade. É uma grande iniciativa”, afirma Eduardo.
Já o Fernando Jorge é membro da Lions Clube Internacional, entidade também presente na ação. “É um prazer para nós poder fazer parte de ações como esta”, diz.
O destino dos alimentos arrecadados poderá ser encontrado no site da Rede, onde os interessados também encontram mais informações sobre o trabalho voluntário, e podem se inscrever para as atividades.
“Nos preocupamos muito com a transparência das nossas ações, por isso sempre atualizamos o site com as informações sobre o nosso trabalho”, acrescenta Nuria.
Os visitantes da Feira podem continuar doando alimentos no posto de coleta, ao lado do estande da Triama Norte, até o dia 13.
Osmani Barbosa Neto, presidente da Rural, avalia como positiva a primeira edição da Expô Solidária. “Excelente quantidade de alimentos. Que em 2015, os números sejam maiores”, afirma.

Comentários