AGRICULTURA FAMILIAR: Moradores de NOVA ESPERANÇA comemoram

Feira Permanente de Agricultura Familiar

Moradores comemoram inauguração em Nova Esperança

Texto: Andréia Pereira
Foto: ASCOM

Foi inaugurada no sábado, 9, a Feira Permanente de Agricultura Familiar em Nova Esperança, distrito de Montes Claros. O objetivo, segundo a presidente da Associação dos Moradores de Nova Esperança, Helem Tatiane Pereira Santos, é que a população da comunidade tenha um lugar onde possa comercializar seus produtos. “A gente sempre viu que a nossa comunidade tinha um potencial muito grande, mas faltava oportunidade”, disse.

Agora, a população de Nova Esperança poderá conhecer os produtos que serão comercializados por cerca de 20 famílias todos os domingos, das 6 horas ao meio dia, em frente à sede da Associação dos Moradores.

O vice-prefeito de Montes Claros, José Vicente de Medeiros, participou da inauguração e aprovou o artesanato e as comidas típicas. “Aqui é um lugar em que o povo produz bastante, é preciso que todos conheçam. Inclusive, o povo de Montes Claros pode se acostumar a vir aqui”, destacou.

Quem visitar a Feira de Nova Esperança terá a oportunidade de conhecer a artesã Liege Lane Gomes Ribeiro, mais conhecida como Lila, e a dona Ana Maria Pereira, que vende beijus de variados sabores. Liege, que há 20 anos confecciona bolsas, blusas e arcos bordados, está ansiosa para ver a Feira crescer e movimentar a cidade.  “Espero que a Feira traga boas coisas para a comunidade. Todo lugar tem uma Feira, e aqui não poderia ser um lugar excluído. Estamos aqui para levar a Feira adiante”, disse a artesã.

Dona Ana Maria já pretende investir no ramo: “Vou comprar um forno a gás, que não faz fumaça, aí eu posso ficar dentro da barraca. E o sabor do beiju não muda”, garante.

A faxineira Dilemar Ruas Souza, 43 anos, conheceu os produtos da Feira e aprovou a iniciativa. “Eu estou achando importante. Eu não sabia que aqui tinha gente vendendo tanta coisa bonita. E hoje estou vendo que tem. É preciso mostrar as coisas bonitas que as pessoas fazem e que às vezes ficam em casa”, disse Dilemar.

A Feira em Nova Esperança conta com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. 

Comentários