MINAS OLÍMPICA: COMO ATRAIR RECURSOS para o ESPORTE


MINAS OLÍMPICA

Representantes de vários municípios recebem dicas sobre como atrair recursos para o esporte
Texto e Fotos: Márcia Vieira



Na última quarta-feira, 14,  aconteceu no salão de convenção de um hotel da cidade, o 2° Seminário Minas Olímpica, do Governo do Estado. O Seminário foi realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (SEEJ), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Conselho Regional de Educação Física (CREF).

O evento contou com a participação de diversas cidades, além de Montes Claros, que foi representada pelas Secretarias de Esporte, de Cultura, de Desenvolvimento Social e de Educação.


Max Risley Alves Silva, da Prefeitura de Cristália, apostou no Seminário e ficou satisfeito. Ele veio da cidade onde trabalha como servidor da Secretaria de Esportes, especialmente para participar do evento. “O encontro é muito informativo e ensina o caminho mais fácil para conseguir incentivos. Esse contato tem que existir e é muito válido. Acho que todos os municípios deveriam participar”. Para ele, que declarou já ter esboçado alguns projetos, o que faltava era justamente o recurso, agora proporcionado pela Lei Estadual n° 20.824, que dispõe crédito do ICMS para projetos esportivos.
 

De acordo com Walderson Ribeiro, técnico da SEEJ que ministrou o Seminário, “o Minas Olímpica surgiu a partir de demanda dos setores esportivos, que reivindicavam este auxílio, assim como o setor cultural, que já tinha a sua própria lei de incentivo”. O projeto visa fomentar o desporto por meio de políticas públicas de formação de jovens. Ribeiro complementa: “o nosso objetivo é qualificar os interessados, ensinando-os a elaborar os projetos  em todas as suas etapas, levando este conhecimento a todas as 10 regiões participantes no Estado.”


Para Walter Moura , da Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação, “essas oficinas são importantes meios de capacitação. Uma vez disponíveis os recursos, a partir de ações como estas poderemos incrementar nossos projetos e dar condições melhores aos profissionais assistidos”, declara.


Vagner Fabiano Cardoso Lima, professor de educação física e representante da Prefeitura de Juramento finalizou: “estou gostando muito do evento, que é útil e atende às minhas expectativas. Já tenho projetos direcionados a adolescentes, jovens e adultos carentes, e aqui estou aprendendo para inserir os projetos em minha cidade”.

Comentários