SEDRU: ENCONTRO DEBATE SANEAMENTO BÁSICO



Encontro debate gestão pública dos serviços de saneamento básico 

Gestores de todo o país se reúnem para discutir os avanços e desafios do saneamento no Brasil e debater políticas sustentáveis, com foco na crise hídrica



A necessidade de repensar o modelo de abastecimento de água diante da crise hídrica, aliada a prestação de serviços de saneamento de qualidade foram destacados na abertura da 45ª Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), realizada em Poços de Caldas, no sul do Estado, até a próxima sexta-feira (29).

Os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite, e de Governo, Odair Cunha, participaram, nesta segunda-feira (25) da solenidade de abertura do evento que é reconhecido como um dos maiores Encontros anuais de saneamento básico da América Latina e reúne cerca de dois mil municípios.

Para o secretário Tadeu Martins Leite, a Assembleia é uma oportunidade de trocar experiências entre os especialistas da área e apontar alternativas para a crise hídrica que atinge o país. “Este é um tema que vem incomodando os gestores públicos, e em Minas ele é tratado com bastante seriedade pelo governador Fernando Pimentel, que criou uma força-tarefa com este objetivo”, destaca. Dentre as ações propostas, o secretário ressalta a construção de um Plano Estadual de Saneamento Básico, que será coordenado pela Sedru, e vai planejar as ações de saneamento em Minas Gerais, com foco na preservação dos recursos naturais, em especial a água.

O secretário Odair Cunha, informou que o Governo de Minas possui uma agenda semanal exclusiva para o acompanhamento hídrico e planejamento de ações articuladas em nível estadual. “Não haverá concorrência junto aos serviços municipais. Nossa intenção é realizar um trabalho de parceria, de forma integrada e colaborativa, buscando a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma.

Sedru apresenta saídas para reduzir a geração de lixo urbano

Responsável pelas políticas de saneamento básico no Estado de Minas Gerais, a Sedru integrou o Painel de Resíduos Sólidos da Assembleia, com uma palestra sobre “Coleta seletiva, logística reversa e a destinação adequada dos rejeitos”, que apresentou um conjunto de ações, e procedimentos para facilitar a coleta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos, em acordo com o que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Foi apresentado, ainda, o caso de sucesso do Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Alto Sapucaí (Cimasas), criado com a finalidade de buscar solução para o destino dos resíduos sólidos. O consórcio, que congrega 11 municípios e tem sede em Itajubá, foi o primeiro no país a ser fomentado da sua formatação até sua implantação, licenciamento e operação do empreendimento com apoio do Governo do Estado, por meio da Sedru.

A Assemae

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento é uma organização não governamental, criada em 1984 e que tem como objetivo defender, ampliar, promover a interação. Fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento básico.

Minas Gerais tem tido grande importância para o cenário do saneamento básico no país, prova disso é que nos últimos 15 anos a Assembleia Nacional da Assemae foi sediada em municípios do Estado em cinco oportunidades. Neste ano, com o tema “Saneamento Ambiental: políticas integradas com participação social”, a estimativa é de receber 2.000 participantes, nos seis dias de atividades, entre oficinas, painéis, mesas redondas, seminários, palestras, etc.

Ascom/Sedru
26/05/2015

Comentários