AMAMS: JAPONVAR recebe REUNIÃO ITINERANTE

JAPONVAR RECEBE REUNIÃO ITINERANTE DA AMAMS

Localizada na microrregião do Baixo São Francisco, Japonvar foi o município escolhido para sediar a primeira reunião itinerante da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) da atual diretoria – biênio 2015/2016, nesta sexta-feira 19/06/2015, de 9 às 12 horas, no auditório Municipal. Na oportunidade, também será formalizada a abertura da 19ª edição da Festa Nacional do Biscoito de Japonvar, cujo tema é “Água, Meio Ambiente e Preservação”.

Até o momento, 30 prefeitos das microrregiões do Baixo e Médio São Francisco e Vale do Peruaçu já confirmaram presença na reunião.

O presidente da AMAMS, César Emílio Lopes Oliveira, prefeito de Capitão Enéas, disse que o principal objetivo dessas reuniões itinerantes é unir os prefeitos e levantar as demandas de cada microrregião do Grande Norte de Minas. “Esta reunião de trabalho além de buscar o estreitamento entre os municípios, nos permitirá trocar experiências administrativas e criar uma agenda regional comum, nos permitindo otimizar as realizações do Estado, alinhando as políticas em curso nos nossos municípios”, comentou.

A estiagem prolongada estacionada na região é um dos temas da reunião. A AMAMS vai ouvir cada prefeito presente para saber a real situação em que se encontra o seu município, e o que está fazendo para conviver com a seca e quais as reivindicações que pretendem fazer para que sejam inseridas nos documentos que serão entregues aos governos do Estado e da União cobrando providências.
O prefeito de Japonvar, Eraldino Soares, o Dino, comemora a realização da reunião itinerante em seu município e a presença de importantes lideranças, como prefeitos, secretário da Sedinor, Paulo Guedes e técnicos dos órgãos estaduais e federais. “Japonvar é parceira da AMAMS nesta mobilização em favor de uma política direcionada aos municípios da nossa região na nossa luta histórica de convivência com a seca. Em todas as edições da Festa do Biscoito selecionamos um tema e neste ano a “água” foi o escolhido, para conscientizar a população sobre o consumo racional e a sua preservação”, destacou.
PALESTRAS
Duas palestras estão agendadas para a Reunião Itinerante em Japonvar, e os temas estão relacionados com a seca, a água, o meio ambiente e preservação,  com as participações do secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), deputado estadual Paulo Guedes, e do coordenador técnico da Emater-MG, Reinaldo Nunes. 

EXPOSIÇÃO
O Grupo Vidas Áridas também vai participar da reunião apresentando o Instituto Vidas Áridas e as suas realizações, pesquisas, documentários e conquistas realizadas no Grande Norte de Minas. Ao longo dos três dias da Festa do Biscoito, o Instituto Vidas Áridas estará expondo fotos em quadros de momentos registrados sobre a seca. 


MOTIVO
1ª Reunião Itinerante em Japonvar - 2015 

9 horas - Credenciamento e Café de Boas Vindas;
10 horas Encontro da Diretoria da AMAMS e Prefeitos da Região;
10h20 - Estratégia de Convivência com a Seca – Reinaldo Nunes Oliveira – EMATER
Apresentação Vidas Áridas – Instituto Vidas Áridas
12 horas - Atividades Culturais – Japonvar 
PS: Fineza confirmar presença no Fone: (38) 3212 – 2219 


ASCOM/AMAMS - Montes Claros, 18 de junho de 2015

FOTO – Arthur Júnior –ASCOM/AMAMS
LEGENDA – Prefeitos Eraldino Soares (Japonvar), Carlúcio Mendes (Mirabela), Vinícius Versiane (Patis) e César Emílio (Capitão Enéas) e presidente da AMAMS

Comentários