BOLA SUIÇA: ACADÊMICOS apresentam RESULTADOS de PESQUISA

Acadêmicos de Fisioterapia apresentam resultados de pesquisa sobre a Bola Suíça
Professores e acadêmicos do 7º período de Fisioterapia das Faculdades Integradas Pitágoras - FIPMoc, realizaram um estudo sobre a utilização da Bola Suíça. Durante a pesquisa, foram apresentados os conteúdos das disciplinas de Fundamentos de Pediatria, Fundamentos de Clínica Médica, Saúde Mental, Fundamentos de Cardiologia e Recursos Terapêuticos Manuais, com destaque para a utilização da Bola Suíça.

A pesquisa faz parte de um estudo realizado semestralmente pelas FIPMoc, como integrador das disciplinas que contemplam o período.

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes de órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. E para isso utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como a bola suíça como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.

A bola suíça é uma esfera inflável fabricada em vinil de muita resistência e também é conhecida por diversos nomes, como: Bola Bobath, Bola de Estimulação, Bola Terapeutica, Gym, Yoga ou Fitness Ball, e mais recentemente como Bola Pilates.

Existem diversos estudos que comprovam a eficácia do tratamento auxiliado pela bola suíça em diferentes disfunções, abordando diferentes áreas de atuação da Fisioterapia como a neurologia, músculo-esquelética, saúde mental e uroginecologia.

Na área de pediatria, a bola suíça e brinquedos são utilizados para atingir os objetivos do tratamento, deixando-o atrativo e lúdico. A bola se adapta a todas as crianças e consegue acentuar as funções dos pacientes.

É importante destacar que o Fisioterapeuta possui capacitação para manusear a bola de maneira segura e eficiente para o tratamento da criança, além disso, esse recurso dá a criança a oportunidade de realizar sua função básica: brincar, pois ela explora, descobre e aprende novamente, situações que poderiam ser deixadas para trás devido as limitações da sua doença.

No campo da saúde mental, a bola suíça pode servir de assento para crianças com autismo ou com transtorno de déficit de atenção. Essa posição na bola fará com que a criança se mova ativamente, mantenha-se sempre excitada e interessada, aumenta a atenção para exercer as atividades, além de manter uma postura adequada.

Vale lembrar que a inserção da bola suíça para as crianças portadoras de déficits mentais consegue aumentar a percepção da própria sensação , além de aumentar o nível de circulação sanguínea, e assim gerar benefícios para os diversos sistemas e órgãos do corpo humano, especialmente ao cérebro.

A Fisioterapia ainda atua na reabilitação de pacientes cardíacos, nos períodos pré e pós operatório. Com relação à esse tratamento, a bola suíça pode ser introduzida ainda no período hospitalar, ajudando o paciente a realizar exercícios de baixa intensidade, diminuindo o peso dos membros ou auxiliando o paciente em posturas corretas. Depois que o paciente receber a alta hospitalar, a bola suíça também pode fazer parte de um tratamento fisioterapêutico mais avançando, em que ela servirá como auxílio para fortalecimento e alongamentos musculares que ajudarão o paciente a reduzir os sintomas pós operatório, voltar as suas capacidades funcionais e exercer novamente as suas atividades de vida diária, promovendo a qualidade de vida para esses pacientes.

Também podemos acrescentar aqui estudos de outras doenças como o Acidente Vascular Cerebral, Atraso do desenvolvimento motor, Distrofia miotônica de Steinert, Doença de Parkinson, Paralisia Cerebral, Espondilite Anquilosante, Anemia Falciforme e Incontiência Fecal em que condutas utilizando a bola suíça no tratamento fisioterapêutico tiveram melhora nos sinais e sintomas das patologias, melhorando o quadro clínico dos pacientes como o ganho de força muscular, de equilíbrio e melhora da funcionalidade.

A mestre Francielle Vieira de Souza, orientadora do estudo, ressalta os inúmeros benefícios da bola suíça utilizado em diversas afecções no tratamento da Fisioterapia e a  importância da pesquisa. “É necessário investir cada vez mais na ciência como forma de colaborar com o aumento de conhecimento sobre temáticas na área da saúde, e as FIPMoc permite que este projeto integrador faça parte do trabalho acadêmico, e desta forma, despertando-os para a pesquisa, contribuindo assim para estudos científicos, que quem ganha também é toda a população".

Gustavo de Castro
ASCOM - FIPMoc

Comentários