PIRAPORA: BALANÇO do ENCONTRO de MOTOCICLISTAS

 PIRAPORA
Prefeitura faz balanço positivo do Encontro nacional dos motociclistas

Esporte, lazer e turismo: A cidade em movimento, sobre duas rodas

Max Rocha

João Paulo Zonzini é o nome do batismo da principal atração musical que marcou, de forma apoteótica, o encerramento, em grande estilo, do 15° Encontro Nacional dos motociclistas de Pirapora, realizado no período de 4 a 6 de junho, no auge do feriadão de Corpus Christi. João Paulo, de 36 anos, fez sua 3ª apresentação na cidade e no evento como Jota Peron, interpretando nada mais, nada menos, que o cantor e compositor Raul Seixas.

Com 7 figurinos, voz, estilo e poses reencarnando o grande ídolo do rock n’ roll brasileiro, Jota Peron balançou o público (mais de 14 mil pessoas) na noite de 06/06, na praça de eventos da Orla fluvial, cantando 25 músicas – entre elas vários hits -  com arranjos originais muito bem executados pela sua banda. Após Jota Peron, subiu ao palco a banda Appetite for destruction (cover do Guns n’ roses), fechando a programação musical da festa sobre duas rodas. 

No balanço geral da festa, ficou a certeza que a parceria entre a organização do Motoclube Kalangos do Sertão, com o apoio da Prefeitura de Pirapora e da Empresa municipal de turismo (EMUTUR), foi decisiva para o sucesso de uma das maiores festas do motociclismo mineiro e brasileiro. Os números do encontro nacional falam por si. A cidade recebeu 2,8 mil motociclistas, 348 motoclubes e 81 facções, representando 65 cidades e 12 estados.

Movimento turístico

Durante 3 dias (totalizando 45 horas de sonorização) foram realizados 13 shows ao vivo no palco central e no palco alternativo, animando o público inclusive no período da tarde. A infraestrutura montada na área de eventos da orla também recebeu 5 empresas responsáveis pela praça de alimentação e 20 tendas comercializando os mais diversos produtos do mercado mix temático. Apesar dos efeitos da recessão, a cidade registrou 87% de ocupação na sua rede hoteleira.

O encontro nacional também marcou a estréia do CAT/Centro de Apoio ao turista, inaugurado recentemente pela Prefeitura e a EMUTUR na região dos quiosques. Além do Projeto Pirabike (empréstimo de bicicletas para passeios na área central da cidade), o segmento turístico revitalizou o Balneário das Duchas e área de camping com capacidade para 96 barracas - montada nas duchas e nas Quadras Dobson Machado de Morais. A segurança foi outro ponto alto do evento.

Economia aquecida

Repertório musical dedicado ao rock n’ roll e ao pop, inúmeros tipos exóticos e tribos urbanas se misturaram diversidade de atrações, às milhares de motocicletas nacionais e importadas, esportivas e customizadas no visual do evento. Paralelamente, hotéis, postos de combustíveis, bares, restaurantes, lanchonetes, barraqueiros, ambulantes e artesãos calculam mais de R$ 3,7 milhões movimentados nos setores de comércio e serviços, confirmando o sucesso econômico da festividade.

O Presidente do motoclube Kalangos do Sertão, Wesley Rodrigues, e o Prefeito Léo Silveira ainda agradeceram "o apoio de alguns comerciantes (credenciados como estabelecidos parceiros e patrocinadores) que acreditaram na organização, na tradição, na grandiosidade e na visibilidade do encontro nacional, também contribuindo direta e indiretamente com o sucesso da festa, que agradou em cheio ao público - de várias gerações - os visitantes, potencializando o turismo e aquecendo a economia local".    

Comentários