SIBANANA: Evento discute mercado da bananicultura

SIBANANA

Evento discute em M. Claros mercado da bananicultura

Texto e Fotos: Márcia Vieira




Aconteceu nesta segunda-feira, 08, no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, a abertura do Simpósio Brasileiro  de Bananicultura (Sibanana) e da 1° Feira de Fruticultura do Norte de Minas (Frutinorte), promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), com apoio logístico da Prefeitura de Montes Claros.

Na pauta do encontro, as discussões em torno do agronegócio e os mercados nacional e internacional do produto. Rui Werneck, presidente da Epamig, declarou que: “a pesquisa agropecuária contribui para transformar o Norte de Minas em um dos principais produtores da banana do país". Opinião reforçada pelo Secretário de Agricultura Ildeu Maia, que deu boas vindas aos participantes e destacou: “a banana está na mesa de todo brasileiro e além de saborosa, é nutritiva. O Norte de Minas é conhecido como uma das áreas mais propícias ao cultivo do alimento e a nossa expectativa é de que a partir desta capacitação e troca de experiências, cheguemos a alternativas para tornar sustentável a atividade.

Para o produtor Dirceu Colares Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Bananicultores, “a banana é a fruta mais consumida no Brasil. O nosso clima é seco, é favorável e resulta numa safra boa e sadia. Entretanto, o custo da irrigação é muito alto. Com isso, temos que compensar em termos de produtividade. A presença de representantes de outros países, como México e Equador, entre outros, possibilita a troca de tecnologias e torna o evento positivo”.

O Simpósio prossegue até o dia 12 de junho, com palestras diversas, por autoridades do setor, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.


--

Comentários