ORQUESTRA SESIMINAS e JOTA QUEST iniciam turnê



ORQUESTRA SESIMINAS E JOTA QUEST INICIAM TURNÊ PELO ESTADO

Concerto “A Força da Indústria. A Força de quem faz” será levado às 11 Regionais FIEMG em Minas Gerais



Depois do Circo Sesi, a Fiemg traz a Montes Claros um grande show que reúne no palco a Orquestra de Câmara SESIMINAS e a banda mineira Jota Quest. Os dois iniciam a turnê “A Força da Indústria. A Força de quem faz” por Minas Gerais em agosto. O concerto, que une o clássico ao pop-rock, será levado às 11 Regionais Fiemg. O ponto de partida será em Divinópolis (15/08). Depois de passar por Ipatinga (28/08), Governador Valadares (29/08), Patos de Minas (26/09), Poços de Caldas (02/10), Montes Claros (04/10), Juiz de Fora (24/10), Uberlândia (13/11), Uberaba (14/11), e Ituiutaba (15/11), a turnê será encerrada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 25 de novembro. Os espetáculos são todos para convidados da indústria.



“Temos uma visão otimista para superar as dificuldades. O acesso à música, assim como a outras manifestações artístico-culturais, é um meio facilitador para potencializar os resultados da indústria, aumentando a produtividade dos industriários”, destaca o gerente de Cultura do SESI, Thiago Maia, lembrando que a união de forças é a base da campanha institucional do Sistema FIEMG em 2015. Com esse foco, o SESI realiza projetos e programas que possibilitam a vivência cultural, para ofertar às indústrias, seus colaboradores e parceiros.



Além de manter as atividades da Orquestra de Câmara SESIMINAS, que faz concertos em espaços públicos, teatros e dentro de indústrias, o SESI busca parceiros que possam agregar valor às suas iniciativas. A Orquestra e a banda mineira Jota Quest estiveram juntas em 2013, em um espetáculo para convidados do SISTEMA FIEMG, no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte, durante as comemorações dos 80 anos da FIEMG. A turnê pelo Estado, em 2015, busca ampliar o resultado positivo do primeiro encontro entre uma das bandas de pop rock mais populares do país com a música clássica.



Em Montes Claros, a apresentação acontecerá no Parque de Exposições João Alencar Athayde e, a exemplo do que aconteceu no ano passado quando a Fiemg trouxe o show reunindo a Orquestra SESIMINAS e o Skank, não haverá venda de ingressos. Somente terão acesso ao show convidados da indústria.



ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS

Criada em Belo Horizonte, em 1986, pelo então presidente da FIEMG, NansenAraujo, a Orquestra de Câmara SESIMINAS caracteriza-se, principalmente pelos concertos de cunho didático, com a finalidade maior de levar ao industriário, seu público alvo, o repertório camerístico de boa qualidade. Formada por um regente titular, maestro Marco Antônio Maia Drumond, e por 20 músicos, a Orquestra vem se firmando como conjunto de alta qualidade artística, com média de 40 concertos anuais.



Ao longo de sua existência, a Orquestra vem ampliando seu espaço musical, atuando na área da música popular e erudita brasileira, executando Tom Jobim, Pixinguinha, Villa-Lobos, Cláudio Santoro, entre outros. Com o objetivo de trabalhar para a formação de um público atuante e participativo, fortalecendo e elevando o padrão cultural da população, ela realiza várias apresentações em galpões, pátios de empresas, escolas e canteiros de obras, tornando a cultura musical acessível a todos os segmentos da sociedade.



A Orquestra faz também apresentações de gala nas principais salas de concertos e teatros de Minas Gerais, entre elas, o Palácio das Artes, Teatro SESIMINAS (sua sede), Teatro Pró-Música e Cine Teatro Central de Juiz de Fora, Teatro Municipal de Ouro Preto e Teatro SESIMINAS de Mariana, inaugurado pela Orquestra. 

 A BANDA JOTA QUEST

No início dos anos 90, mais precisamente 1993, o rock Brasil ganhava força novamente, após o boom dos anos 80. Em Belo Horizonte, surgia o Jota Quest.  Batizado inicialmente  de “J.Quest” (somente  em 1998 o nome  “Jota Quest” foi oficializado), os primeiros ensaios contavam com Paulinho Fonseca (bateria), PJ (baixo) e Marco Túlio Lara (guitarra), um pouco depois se agregaram à banda o tecladista Márcio Buzelin e, por último, o vocalista, Rogério Flausino.

A banda se moldou numa mistura sonora peculiar acrescentando blackmusic ao rock e ao pop. Esse “tempero” tornou-se então o grande diferencial de sua música, e mergulhado nesse ambiente quente da capital mineira, ao longo dos anos de 94 e 95, o “J.Quest” constrói repertório e sonoridade próprias e, no segundo semestre de 95, registra suas canções em seu primeiro álbum independente, o “J.Quest”. O CD tornou-se o passaporte para que, em janeiro de 96, após assinar contrato com a Sony Music, os mineiros embarcassem para São Paulo, para a gravação do primeiro CD por uma grande gravadora.

A partir do segundo CD “De Volta ao Planeta...” (1998) o agora rebatizado “Jota Quest” apresentava uma sonoridade mais diversa. Canções, rocks e o pop aliaram-se ao groove do primeiro álbum e, ao final de dois anos de turnê, o CD atinge a marca de  800 mil cópias vendidas. Os resultados positivos, a mistura sonora e a identidade marcante apontavam para o que viria a ser uma longa e grata carreira vitoriosa. A partir daí, seguiram-se os álbuns: Oxigênio (2000), Discotecagem Pop Variada (2002), MTV Ao Vivo (2003), Até Onde Vai (2005) La Plata (2008), Dias Mejores (2010) "em espanhol", os comemorativos dos 15 anos com a coletânea Quinze (2011) e o DVD Folia&Caos (2012) e, finalmente, o já premiado FunkyFunky Boom Boom (2013), álbum que religa o grupo as suas raízes musicais com o groove e a soul music.

Prestes a lançar novo álbum de inéditas, ainda neste segundo semestre de 2015, o grupo promete um espetáculo único, com arranjos especiais para, ao lado da Orquestra SESIMINAS, dividir com os mineiros momentos inesquecíveis, mesclando canções de sucesso de seus 20 anos de carreira.

ORQUESTRA SESIMINAS e JOTA QUEST
Roteiro da turnê:
15/08 – Divinópolis – Regional Centro-Oeste
28/08 – Ipatinga – Regional Vale do Aço
29/08 – Governador Valadares – Regional Rio Doce
26/09 – Patos de Minas – Regional Alto Paranaíba
02/10 – Poços de Caldas – Regional Sul
04/10 – Montes Claros – Regional Norte
24/10 – Juiz de Fora – Regional Zona da Mata
13/11 – Uberlândia – Regional Vale do Paranaíba
14/11 – Uberaba – Regional Vale do Rio Grande
15/11 – Ituiutaba – Regional Pontal do Triângulo
25/ 11 – Belo Horizonte

Rosangela Silveira | Analista de Comunicação
Sistema FIEMG - Regional Norte

Comentários