COMBATE à DENGUE: ALERTA!

Boatos atrapalham combate à dengue em Montes Claros

Textos: Daniel Moraes

Fotos: Wilson Medeiros



É falsa a informação de que uniformes de agentes de combate a endemias (que fazem o controle da dengue) foram furtados em Montes Claros para serem utilizados em roubos a residências. Quem garante é o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, Edvaldo Freitas. Ele explica que este boato, que vem circulando nas redes sociais e em programas de compartilhamento de mensagens via celular (WhatsApp), está causando vários transtornos para o combate à dengue na cidade, já que muitos moradores se recusam a deixar os agentes realizarem a verificação das residências.

Mas Edvaldo alerta que, em outros casos, os moradores simplesmente abrem a porta, sem verificar a identidade dos agentes. O coordenador orienta sobre como as pessoas devem agir para evitar os dois perigos: a dengue e os roubos. Primeiramente, é necessário verificar se o agente está corretamente uniformizado (camisa branca ou amarela com o brasão da Prefeitura, calça cáqui, bota preta e bolsa amarela) e portando crachá. Caso haja alguma dúvida, o morador deve pedir que o agente apresente seu contracheque. Persistindo a dúvida, ele deve ligar para um dos números do CCZ (3229-3369, 3229-3402, 3229-3360 ou 3229-1562) para confirmar a identidade do servidor.

Edvaldo conclui dizendo que o município possui, hoje, cerca de 200 agentes atuando no combate aos focos do mosquito, e que, segundo o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), Montes Claros está enquadrada como cidade com médio risco para a transmissão da doença. Por isso, mesmo com a falta de chuvas, os cuidados da população não podem parar.

As dicas da Prefeitura são as mesmas:

  • providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
  • limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
  • destinar o lixo para a coleta pública;
  • escoar a água dos pratos e plantas;
  • limpar e drenar calhas, lages e piscinas; e
  • limpar periodicamente os lotes vagos.

    

Comentários