TURISMO: REUNIÃO do COMTUR DISCUTE RUMOS

Reunião do COMTUR discute os rumos do turismo em Montes Claros e região

Texto: Hélder Maurício
Fotos: Silvana Mameluque



Nessa ultima quarta-feira , 30 de setembro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  realizou mais uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Estavam presentes no evento o Presidente da entidade Carlos Corrêa, a Vice-Presidente Gal Bernardo, o Coordenador Regional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação  de Minas Gerais (FBHA) Marcos Valério Rocha, representantes do conselho e demais  líderes do setor.

O encontro, que aconteceu na Fazenda Santa Cruz das Três Lagoas no município de Juramento a 40 quilômetros de Montes Claros, teve como objetivo discutir a importância do turismo em Montes Claros e na região norte mineira e anunciar o Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira que acontecerá nos dias 26 e  27 de novembro em Montes Claros .

Em seu discurso Marcos Valério ressaltou que turismo é um trabalho de coletividade e, por isso, todos devem ficar envolvidos nesse objetivo. Segundo o coordenador, para alcançar esse objetivo, é preciso enfrentar alguns obstáculos “O grande desafio é fazer com que as forças políticas tenham interesse em investir fortemente no setor turístico.”.

Opinião compartilhada por seu Lucas Elmo Pinheiro. Para ele, Montes Claros, assim como a região próxima à cidade, tem um potencial turístico muito grande. Seu Lucas acredita que Montes Claros, nessa realidade, seria a ponte para fortalecer o turismo em outros municípios da região.

O Coordenador Regional de Turismo reforça que Minas Gerais, como um todo,  tem uma grande diversidade de atrativos turística: “Isso é uma riqueza para o povo mineiro, o nosso grande patrimônio. Isso faz que uma vinda para nosso Estado não é suficiente para o visitante conhecer toda a sua beleza natural.”.

 Dentro desse contexto, a rede hoteleira, conforme Marcos Valério, aparece como uma grande aliada para alavancar o setor turístico da região, uma vez que os hotéis são responsáveis pelo grande fluxo de pessoas em um determinado município.

Marcos Valério ressalta a importância do Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira para o setor de hospedagem: “O evento tem como foco fazer com que a rede hoteleira dê um salto qualitativo, além de criar uma rede de contato que beneficie o setor.”, conclui.

 Passeio

Os participantes da reunião tiveram a oportunidade de conhecer a fazenda Santa Cruz das Três Lagoas localizada no município de Juramento.
 No local é desenvolvido um trabalho de turismo rural com um restaurante e um pesqueiro que funciona nos finais de semana e feriados.  A sede da fazenda foi construída no século XIX e está localizada em um complexo histórico da fazenda.
 A fazenda  fica a 35 quilômetros de Montes Claros.

Comentários