CDL: FORUM DISCUTE AGENDAS PARA O COMÉRCIO...

Fórum discute agendas para o comércio


Discutir e propor agendas positivas para o comércio brasileiro. Estes foram os objetivos da segunda edição do Fórum Nacional do Comércio Lojista, realizado nos dias 27 e 28 de outubro, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília-DF. Realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), o evento reuniu políticos, entidades representativas, bancos, Sebrae, com ampla discussão sobre a situação do setor. A solenidade de abertura contou com a participação da jornalista Mara Luquet apresentando um breve panorama econômico e mediando a palestra do professor e doutor Mauro Benevides Filho.
Mauro Filho mostrou gráficos sobre o PIB, endividamento e desemprego no Brasil, ambos alarmantes. O orçamento de 2015 foi o tema mais citado em virtude do déficit primário divulgado pelo Governo recentemente, R$ 51,8 bilhões. O resultado negativo equivale a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Já a taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano chegou a 8,3%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O palestrante espera uma recessão mais profunda e mais longa para o Brasil, estimando uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,3% em 2015 e de 3,5% em 2016. A jornalista Mara Luquet diz que a “chuva de canivete” que atinge o Brasil deve passar, mas, os efeitos estão sendo sentidos por todas as esferas, por isso, a necessidade de unir o setor produtivo.
O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, destacou, "a minha fala expressa três sentimentos. O primeiro é de agradecimento porque sei do esforço para cada um estar aqui. Entendo que empreender no Brasil é muito mais que uma vocação. O segundo é de reconhecimento. Encontros dessa natureza são ambientes favoráveis para que ocorram melhorias que tanto necessitamos para o nosso setor. Falo em melhorias da legislação trabalhista, na simplificação da legislação tributária, na regulação dos meios de pagamentos, na normatização do trabalho intermitente e da desburocratização do ambiente de trabalho. O terceiro é lutar por conquistas que serão impossíveis sem a nossa união. União do varejo, que comemoramos no II Fórum do Comercio Nacional".
            Para o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, esse encontro de negócios veio em boa hora, “se não para mostrar, para apontar novos caminhos, destacar e prever tendências para repensar em nosso varejo e buscar alternativas para estimular nossa economia, que anda mesmo precisando, ” afirmou. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Gilberto Eleutério, entende que o Fórum foi importante, em que se debateu amplamente a situação do setor, que não é das melhores em função da crise econômica. Além do otimismo, afirma que cada empresário tem que se manter firme para superar este momento de dificuldades.

Hélio Machado – Assessor de Imprensa da CDL de Montes Claros

Comentários