Por Trás do Sucesso: LUIZ GUEDES, MONTESCLARENSE!

Por Trás do Sucesso....LUIZ GUEDES

O  cantor e compositor LUIZ GUEDES nasceu em Montes Claros, em janeiro de 1949. Em fins dos anos 70 e começo dos 80, formou com o carioca THOMAS ROTH, uma das duplas mais criativas e festejadas da música popular brasileira. Juntos escreveram músicas como CANÇÃO  de VERÃO, que se tornou sucesso na voz do Roupa Nova e entrou na trilha da novela global "As Três Marias", de 1980/81. Aliás, este foi o primeiro sucesso emplacado pelo "Roupa" em novelas. Mais tarde, a banda se tornaria recordista em trilhas de novelas (o recorde permanece ainda hoje). Ou seja, por trás deste grande sucesso do RP e outros como "Vôo Livre", está nada mais, nada menos, do que o dedinho, ou melhor, a mente mágica do nosso montesclarense LUIZ, infelizmente pouco lembrado pela mídia. Lulu, como era conhecido, é autor (com Thomas Roth) ainda de "Cachoeira", música mais linda cantada por Ronnie Von, "Nova Estação", gravada por Elis Regina, "Amo Você", gravada por Penninha, e ", "Como Nunca", gravada pelo seu primo Beto Guedes, entre outros sucessos. Contam que foi Luiz Guedes quem ensinou a Beto os primeiros acordes. Mudando-se para BH, conviveu com a turma que viria a ser o "Clube da Esquina", mas não ficou por ali. Seguiu para SP e fez parceria com um primo, Paulo Flecha. Encontrou Thomas e daí surgiu o cardápio musical que conhecemos. Enfermo, voltou a morar em Montes Claros, falecendo em 1997.

 MEMÓRIA AFETIVA

Guedes deixou viúva, a Lenita, conhecida de todos nós, da banca de revista na Av. Dep. Esteves Rodrigues.  Sabendo que eu era fã, a Lenita me presenteou com um ótimo CD do Luiz Guedes. E como ela descobriu isso foi meio por acaso. Um dia, quando eu trabalhava no shopping, ouvia dentro da loja, numa fita cassete, a minha música favorita do Luiz: "Ela Sabe Demais".  A Lenita, que tinha na ocasião um quiosque de revistas no Shopping, passou na porta e aquilo lhe chamou a atenção. Ela parou e perguntou: "quem está ouvindo esta música?". Respondi: "Eu. É uma música que eu amo!!". Então docemente ela disse: "é do meu marido!"
Fiquei emocionada de estar ali na frente da esposa do Luiz, cuja música eu ouvia repetidas vezes.  Outro amigo que me dava notícias dele era o seu primo, o saudoso Patão, anos depois também vitimado por um câncer. Acho até que foi o fator LUIZ quem nos aproximou. O Pato era um ser de alma simples, grande e gentil que sempre procurava agradar os amigos, satisfazendo os seus desejos. Ia à casa dele, na Rua Rui Barbosa, bater papo e tomar o cafezinho da Dona Julia, sua mãe. Foi ele quem me contou que o Luiz estava enfermo. Como não recebia visitas, levou-lhe de presente um livro que eu havia trazido de Abadiânia, em uma das minhas visitas com a família, ao médium João de Deus. "Talvez a leitura pudesse salvá-lo", era isso que eu pensava. Meu ídolo tão perto, e eu não pude conhecê-lo. Que pena que não houve tempo, Luiz! Mas você deixou tanta coisa boa! E eu quero que outras pessoas conheçam o seu trabalho.
Quando fui fazer um programa na rádio, não tinha dúvidas. "Ela Sabe Demais" era a música que eu queria para abertura. E foi assim. No começo, numa fita cassete. Adeli,  Farley ou Marcelo ficavam na mesa de som aos sábados, na hora em que eu entrava ao vivo com o programa. Eles me faziam gestos de desaprovação pelo fato da única gravação que eu tinha da música do Luiz, ser em "fita cassete". Eu dizia: "bem ou mal, chiando ou não, vai tocar. É esta a música e eu não vou mudar". E aí começava: "ela diz que já vem, liga o rádio...." e tocava até onde podia, pois pra mim, era essencial ouvir a música. Prometi buscar uma gravação mais limpa e aí encontrei de novo a Lenita, que acabou me presenteando com o maravilhoso e prometido CD. Com estas lembranças, ao começar este post em homenagem ao Luiz, resolvi ir atrás da Lenita, que naquele momento estava em casa de amigos. Lá mesmo ela me recebeu, ao lado do amigo Zé Geraldo e do casal Sandra e Lucas. Registramos o bate-papo nada formal em que o LULU, foi tema principal. Abaixo, o vídeo deste encontro, a nossa música favorita do Luiz e Thomas, e ainda, a famosa canção da dupla na voz do Roupa Nova:


 








Comentários

  1. Parabéns pela entrevista! Sou nascido em 1979 e meu pai me apresentou as maravilhosas músicas da dupla Luiz Guedes e Thomas Roth em fitas K7 nos anos 80.. Hoje especificamente encontrei uma música deles no Youtube que sempre tive na cabeça mas NUCA encontrava.. "Minha lua boa", que felicidade! Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.