FRANGO CAIPIRA: PRODUTORES PARTICIPARAM DE REUNIÃO

FRANGO CAIPIRA

Prefeitura realiza reunião com produtores rurais para criação de associação


Texto: Attilio Faggi Jr.

Fotos: Wilson Medeiros

Alex Leite DSC_0033 DSC_0038 Sandra Barbosa
O auditório da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) recebeu nesta quinta-feira (31) reunião organizada pela Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar com o intuito de discutir a criação de uma associação de produtores de frango caipira em Montes Claros. O evento, realizado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), contou com palestras de temas relativos ao cooperativismo e às técnicas de criação de animais. Para o secretario de Agricultura Familiar, Antônio Henrique Sapori, seria interessante se os criadores de frango caipira da região criassem uma associação e padronizassem o processo de criação das aves com o intuito de participar de projetos do Governo Federal como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Segundo o presidente da Coordenadoria de Associações Municipais (CORDAM), Verlane Moraes, é necessário que se formalize a constituição de uma associação para, depois, ter acesso a parcerias. O conselheiro fiscal da Associação da Comunidade Rural de Valentina, Alex Leite França, compareceu ao encontro em busca de parceiras. A associação de que faz parte é composta por 40 famílias que cultivam hortaliças e criam frangos e porcos. “Quero informação sobre criação de frango caipira para criar um grupo na região”, conta.
Sandra Barbosa Brito Santos, por sua vez, é proprietária de um terreno de quase um alqueire na comunidade rural de Rio Verde. Sandra vive da venda “porta a porta” de produtos como frango caipira, ovos, pintinhos, linguiça caseira e mel. “A venda de pintinhos é um ótimo negócio! Com dez dias, os vacino e consigo vendê-los a R$ 2,50”, explica. “Quero aprender a diversificar. Quem sabe não consigo vender para a merenda escolar?!”, mostra sua veia empreendedora.



Comentários