PRÊMIO INOVACIDADE: MONTES CLAROS PREMIADA EM CURITIBA

PRÊMIO INOVACIDADE 2016

Setor educacional de Montes Claros é premiado em Curitiba

Texto: Marcelo Valmor  

Foto: Divulgação


O prefeito Ruy Muniz recebeu nesta quarta-feira (29), na cidade de Curitiba, o Prêmio InovaCidade, conferido à Prefeitura de Montes Claros pelos investimentos feitos no setor educacional público em tempo integral. Trata-se da 4ª edição da premiação mais importante da América para cidades inteligentes. Segundo o prefeito, “o Smarty City Business America Congress & Expo e o ONU - Habitat premiaram Montes Claros pelos investimentos feitos na educação integral. Desde o início do nosso mandato, optamos por priorizar os setores de educação, além da saúde, aprofundando a educação integral e trazendo elementos que pudessem fortalecer a prática escolar durante todo o ano. Para isso, foram criados os espaços não escolares, ou seja, o suporte de várias instituições para que a educação de crianças em tempo integral pudesse ser reforçada, como a Unimontes, o Sesc/Senac, entre outras”, afirmou.
O prêmio reflete os fortes percentuais investidos na Educação pelo município de Montes Claros. Somente em 2015, a Secretaria de Educação teve um investimento total de R$ 86.2015.776,50, o que representou 28,50% do valor total aplicado. O mínimo constitucional para esta área é de 25%, valor também superado pelo município. A despesa com os profissionais da Educação ficou em R$ 89.534.784,97, o que representou 96,82% do percentual aplicado.
Apesar dos valores expressivos aplicados na Educação, a experiência de Montes Claros se mostrou ainda mais interessante por conseguir combinar baixo custo com eficiência. “Foram soluções simples, com a própria estrutura de que dispúnhamos, sem precisarmos recorrer a projetos mirabolantes. Ampliamos os dias letivos, valorizamos o professor, criamos espaços não escolares, ou seja, atitudes rápidas, simples e eficazes. Não podemos ficar esperando verbas e projetos que nunca chegarão. É preciso inovar, buscando práticas que atendam a todos com o menor custo possível”, completou o prefeito.
O PRÊMIO INOVACIDADE
O Prêmio InovaCidade foi entregue aos melhores projetos e iniciativas que contribuíram com a melhoria da qualidade de vida nas cidades nos temas de interesse do SCBAC&E (Smart City Business America Congress & Expo). A solenidade de premiação aconteceu durante um jantar de gala realizado na noite de 29 de março de 2016.

Em sua quarta edição, o Prêmio InovaCidade destacou projetos e iniciativas dos três setores da sociedade: governos, empresas e organizações sociais. Com isso, o SCBAC&E quer demonstrar que a melhoria da qualidade de vida nas cidades envolve todos os segmentos, não sendo tarefa exclusiva de nenhum deles, ao contrário, reconhece que deve ser um compromisso de todos e um dever de cada um, considerando que o tamanho do todo é a soma dos esforços individuais, coletivos e institucionais.
Como critério de premiação, o Prêmio InovaCidade orienta-se pelo IMERIS - Indicador de Mérito, Relevância e Impacto dos projetos e iniciativas na sociedade. Baseado em dados objetivos e resultados mensuráveis, este indicador foi desenvolvido pela Comunicarte - Agência de Responsabilidade Social e tem sido utilizado para acompanhar e avaliar atividades que tenham como objetivo contribuir para a melhoria das condições de vida nas cidades, considerando os pilares da sustentabilidade: as questões sociais, econômicas, ambientais e culturais.

Comentários