PREFEITURA DEFINE AÇÕES de SEGURANÇA para ANIVERSÁRIO da CIDADE

Prefeitura define ações de segurança para o aniversário da cidade
Uma delas limita o acesso ao parque a 26 mil pessoas, número que ainda pode ser ampliado
Montes Claros - Reunião para discutir segurança durante aniversário da cidade - Foto Wilson Medeiros (1) Montes Claros - Reunião para discutir segurança durante aniversário da cidade - Foto Wilson Medeiros (3)
  Texto: Eduardo Brasil | Fotos: Wilson Medeiros

Após várias reuniões com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, MCTrans, Conselho Tutelar e Guarda Municipal entre outros, a prefeitura de Montes Claros definiu as medidas de segurança pública que serão executadas dentro e no entorno do Parque de Exposições João Alencar Athayde durante as comemorações dos 159 anos da cidade, no dia 3 de julho, evento tradicionalmente inserido na programação da Expomontes – que neste ano chega à sua 42ª edição.
Uma delas, porém, relacionada ao número de pessoas que poderão ter acesso às dependências do parque, ainda será analisada na última reunião das entidades nesta segunda-feira (27), às 09 horas, na sede da 11ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública, no bairro Ibituruna. A princípio, a lotação estaria limitada a 26 mil visitantes – tanto no dia três, quando a entrada é gratuita, quanto nos dez dias de programação da Expomontes. É que este número pode ser ampliado para 30 mil, desde que sejam acrescentadas medidas excepcionais que garantam a segurança do público.
“Entre elas está abertura de novas saídas de emergência. É uma questão que precisa ser observada com muito cuidado para que não ocorram problemas de superlotação como no ano passado”, ressalta Franklin de Paula Silveira, secretário municipal de Defesa Social.
“Tudo indica que teremos uma das melhores comemorações pelo aniversário de Montes Claros, com muita tranquilidade e segurança. A prefeitura não está medindo esforços para que tudo ocorra sem incidentes”, acrescenta o secretário de Cultura, Carlos Muniz, que participa de todas as reuniões.
COMO SERÁ
No dia três de julho, a prefeitura vai colocar em ação um efetivo que soma mais de três centenas de servidores públicos que atuam principalmente nas áreas de segurança, vigilância, fiscalização e saúde. Entre eles, 143 Guardas Municipais, 30 vigilantes (outros 15 serão cedidos pela organização da Expomontes), 40 detectores de metais, 56 agentes da MCTrans, 85 brigadistas da Guarda Municipal e da Vigilância Patrimonial, além de conselheiros tutelares (menores de 16 anos só terão acesso ao parque se estiverem acompanhados dos pais), médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
A programação do dia três terá início às 08 horas, com a apresentação da Banda Forró Sapeka, do sanfoneiro Zé Lu e convidados, e ainda da dupla Jean Karlo e Stradeiro. Estas atrações terão lugar no “Palco Ildeu Braúna”, que será montado no gramado do parque e que presta homenagens ao ex-secretário de Cultura, falecido em maio de 2015. A programação também atenderá às crianças que terão atividades recreativas especiais durante todo o dia.
À noite, a programação será no palco principal, às 09 horas, com a apresentação da cantora Keila Gaga. O show principal com a dupla César Menotti e Fabiano começará às 23 horas. A programação será encerrada às 2 horas da madrugada de segunda-feira, 4 de julho.

Comentários