HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE...

Lembrar SÃO JOÃO DA CRUZ, místico e frade espanhol nascido em 24/06/1542. João da Cruz entrou para a Ordem Carmelita aos 21 anos.Em 1567 foi ordenado sacerdote.
Desejando uma disciplina mais rígida, São João da Cruz quase saiu da Ordem para ingressar na Ordem dos Cartuxos, mas, encontrou-se com a reformadora dos Carmelos, Santa Teresa D’Ávila, e empenhado na reforma dos conventos masculinos,  conheceu o sofrimento e as perseguições. Chegou a ficar nove meses preso num convento em Toledo. Escritor e poeta, João da Cruz faleceu aos 49 anos de idade. Foi canonizado no ano de 1726 e, em 1926, o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja. Entre suas obras mais conhecidas, figuram: "Subida do Monte Carmelo" e "Noite escura da alma". É a figura mais ilustre da cultura espanhola e uma das principais da cultura universal. Foi adotado como Patrono da Rádio, pois, quando pregava, a sua voz chegava muito longe.

"A constância de ânimo, com paz e tranqüilidade, não só enriquece a pessoa, como a ajuda muito a julgar melhor as adversidades, dando-lhes a solução conveniente.”

"Quando a alma se acha livre e purificada de tudo, em união com Deus, nenhuma coisa poderá aborrecê-la. Daqui se origina para ela, neste estado, o gozo de uma contínua vida e tranqüilidade, que ela nunca perde nem jamais lhe falta.”

"A alma enamorada é suave, humilde, paciente e mansa."

"Eu quero para mim todo o áspero e trabalhoso, e para Ti, Amado meu, tudo quanto é suave e saboroso."

"Quando tem veemência do amor, tem a fé tão ilustrada, que lhe faz entrever uns divinos vislumbres."

"É humilde quem se esconde no seu nada e sabe abandonar-se em Deus."
  
"Quanto mais uma alma ama, tanto mais perfeita é naquilo que ama."


 "...Sobre meu seio florido,
Que para Ele só se guardava,
Ficou adormecido,
E eu o acariciava,
E o leque de cedros refrescava.

A brisa suave da ameia,
Quando eu afagava seus cabelos,
Com sua mão serena,
E pescoço me tocava,
E meus sentidos todos avivava..."

Comentários