APRESENTADO PROJETO de REVITALIZAÇÃO do RIO do CEDRO

Apresentado projeto de revitalização do rio do Cedro

Texto: Eduardo Brasil
Fotos: Fábio Marçal

Em reunião nesta segunda-feira (8), no gabinete do prefeito em exercício José Vicente Medeiros, o professor Flávio Pimenta de Figueiredo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou projeto de sua autoria para revitalização do Rio do Cedro. Denominado “Projeto Hidroambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Cedro”, o documento apresenta a degradação ambiental e uma série de medidas que devem ser tomadas para preservação do rio, pelo menos em um trecho de cerca de 12 quilômetros.
Participaram da reunião, representantes da Copasa, Codema e da empresa Ângulo Social Consultoria e Projetos, vencedora de licitação para desenvolver Projeto de Trabalho Social (PTS) nos residenciais Vitória I e II, no Distrito Industrial, construídos através de parceira do município com o governo federal (Programa Minha Casa, Minha Vida), onde o rio do Cedro passa perto e já bastante poluído, embora ainda seja usado por moradores da região até como fonte de renda e de lazer.
O diretor da Ângulo Social, Gabriel Drumond, que veio à cidade especialmente para participar da reunião, destacou a importância das medidas sugeridas e disse que o projeto será uma extensão do trabalho social que a empresa executa nos residenciais. “Vamos dimensionar o nosso trabalho que estava restrito aos residenciais, para atender ao projeto que foi sugerido pela Ângulo, atendendo pedido dos próprios moradores”, disse ele.

MAIS PARCEIROS
O “Projeto Hidroambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Cedro” mostra que um trecho do rio ainda está preservado – desde a sua nascente, em Nova Esperança, na zona rural, até a região da Lapa Grande, mas que a partir daí, já alcançando a área urbana, a poluição o atinge de forma preocupante.
“É um trecho bastante degradado e que exige medidas de revitalização urgentes, antes que o problema se estenda por todo o curso do rio”, acentua o professor Flávio Pimenta, que na oportunidade apresentou vídeo sobre a recuperação do rio Itacarambi, através de ações reunidas em projeto também de sua autoria.
“Vamos empreender todos os esforços e buscar os recursos necessários para que este importante trabalho de preservação ambiental. Este projeto, inclusive, deve ser aproveitado como um projeto-piloto para repetirmos essas ações de revitalização de rios e recuperação de nascentes em outras regiões do município”, ressaltou o prefeito José Vicente Medeiros, acrescentando que será preciso reunir mais parceiros para que o projeto obtenha sucesso.

Comentários