PALESTRA GRATUITA: PROGRAMA AJUDA INSTITUIÇÕES a se tornarem AUTOSSUSTENTÁVEIS

Programa ajuda instituições a se tornarem autossustentáveis

A Fundação Dom Cabral, em parceria com a ADENOR - Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais e a ACI - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, promovem uma palestra gratuita para o lançamento do Programa POS - Parceria com Organizações Sociais, às 19h, nesta quarta-feira, dia 10, na sede da ACI.
O objetivo é ajudar Organizações Sociais a se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos, possibilitando ações de maior amplitude. O Programa possibilita ações de maior amplitude e impacto social. A palestra será ministrada pelo Diretor do Programa, Prof. Luiz Eduardo Ferreira Henriques e o Prof. Diocélio Goulart.
“A Fundação Dom Cabral oferece, através dessa parceria, toda a sua competência em gestão e formação de executivos para contribuir com os resultados das organizações, de forma diferenciada”, destaca Diocélio. “E o mais importante: como parte de sua estratégia de apoio e desenvolvimento do terceiro setor, a Fundação Dom Cabral oferece o programa com custos extremamente competitivos possibilitando o acesso de instituições que tem recursos limitados”.
Para o terceiro setor se tornar autossustentável é preciso incorporar ferramentas de gestão ao seu dia a dia. Entre os temas a serem tratados:  
• Definição da estratégia de gestão da Organização Social com base em um modelo integrado.
• Estabelecimento de indicadores de performance.
• Acompanhamento periódico de metas.
• Redesenho dos processos com maior impacto nos resultados.
• Realinhamento da estratégia de captação de recursos públicos e privados.
• Melhoria nos resultados dos projetos.
• Ampliação dos horizontes a partir do seu contato com a vanguarda da gestão empresarial.​
 A implantação da metodologia de gestão por resultados é desenvolvida separadamente com o grupo de gestores da Organização Social específica – presidente (principal dirigente), diretores e gerentes e envolve um processo sistematizado de reuniões, com a coordenação técnica de professor da FDC e utiliza ferramentas que possibilitem o aprendizado.
Edilson Torquato, presidente da ACI, lembra que "a entidade apoia 35 entidades pela Rede Voluntariado, cujo maior gargalo da maioria é a falta de recursos e conhecimento de gestão para captar recursos. Daí a importância de se buscar alternativas viáveis para estas instituições filantrópicas sobreviverem".


Serviço:
Palestra gratuita: Organizações Sociais podem ser autossustentáveis
Horário: 19 horas
Local: ACI -   Rua Carlos Gomes, 110 - Centro - Sala 06
          
Foto-legenda: Prof. Luiz Eduardo diz que a FDC investe em gestão e formação de executivos para contribuir com os resultados das organizações


Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

Comentários