DOMA RACIONAL de EQUINOS: CURSO ATRAI JOVENS

Doma Racional: curso atrai jovens interessados em trabalhar com cavalos

O Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar) promovem, regularmente, vários cursos de capacitação para quem vive no campo. Na última semana, o curso de Doma Racional de Equinos foi realizado em um haras da zona rural de Montes Claros. Com carga horária de 40 horas/aula, a capacitação prepara trabalhadores que atuam diariamente com cavalos. Os alunos aprendem mais sobre o comportamento do animal, o perfil do domador, equipamentos utilizados, além de várias técnicas de manejo.

Silvan Mendes Rocha, instrutor do Senar Minas, explica que a base da doma racional é o respeito. "A primeira coisa que os alunos aprendem é a paciência. Depois disso, aos poucos eles conhecem as técnicas, sempre respeitando o limite do animal", explica o professor. De acordo com ele, o bem-estar do cavalo é o mais importante durante a doma. "O segredo de um bom domador é a compreensão. Precisamos observar o animal, conhecer a raça e as características de cada um", explica.

Para Celso Silveira, proprietário de um haras em São Romão, e que veio para Montes Claros participar do curso, a capacitação é importante para conhecer melhor os animais. "O cavalo é paixão nacional. O conhecimento adquirido durante o curso é muito importante para nós, que trabalhamos diretamente com esses animais", afirma.

Já Luciana Caetano Quintino é acadêmica de medicina veterinária, e resolveu se inscrever no curso para conhecer mais sobre o comportamento dos cavalos. "Já vi outras domas, mas eram feitas com violência e eu achei errado. Foi bom conhecer as técnicas corretas", afirmou ela, que pretende se especializar em equinos. Luciana contou, também, que a égua em que fez o curso de doma racional era bem brava, e no final da semana já estava bem domada. "Tenho paixão pelos animais. Foi muito bom participar da capacitação", elogiou.

O presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Ricardo Laughton, explica que o objetivo dos cursos é levar conhecimento ao homem do campo. "Este convênio entre o Sindicato Rural de Montes Claros e o Senar traz informações preciosas, além de contato com a tecnologia e as técnicas mais modernas para o sucesso das atividades dos produtores rurais", diz.

Vanessa Araújo 
​Assessoria de Comunicação

Comentários