GUARDADOS volta ao Centro Cultural

Inspirado em lembranças afetivas e artísticas, o espetáculo de dança  “Guardados” volta ao palco do Centro Cultural

O Studio Jaqueline Pereira volta ao palco do Centro Cultural para duas apresentações do espetáculo de dança contemporânea Guardados”, nos dias 27 e 28 de maio, às 20 horas
À convite de Jaqueline Pereira, o espetáculo conta com a participação do pianista Flávio Augusto que interpretará a trilha ao vivo. “A participação do Flávio tem a função exata  de resgatar as memórias que são a essência do espetáculo, pois ele faz parte desta história, já que vivenciamos muitos trabalhos juntos”, conta Jaqueline.

A trilha foi escolhida pela bailarina e pelo pianista e muitas músicas já fizeram parte de outros trabalhos apresentados. Segundo Jaqueline, “são músicas muito inseridas na nossa alma, no nosso corpo. A trilha será ao vivo pelas mãos desse maravilhoso pianista. Estamos usando peças dos compositores que nos trazem mais lembranças como Lorenzo Fernandez, Villa Lobos, Mendelsson, Chopin, Brahms e Schumann. Cada um deles remete à um tempo, a um período de vida que está diretamente entrelaçada às minhas criações”.

Um dos maiores pianistas do Brasil, especialmente de orquestras de câmera, Flávio Augusto tem um currículo extenso e sofisticado. Ele já foi regido por grandes maestros e dividiu o palco com músicos e cantores que têm carreira internacional. No Brasil, participou de recitais e concertos nas melhores salas do país. No exterior, já se apresentou em mais de 20 países.
Em 1999, a dupla emocionou o público, no espetáculo “Nós Vistos em Chopin”. “Foi uma apresentação que marcou fortemente a minha vida. Ainda hoje, quando toco algumas das obras de Chopin – que foram apresentadas nesse espetáculo – fico profundamente emocionado e lembro-me, com riqueza de detalhes, das coreografias executadas. Quando subimos ao palco e fizemos a nossa primeira apresentação juntos sabíamos, de antemão, que essa parceria e “comunhão de almas” seria para a vida inteira”, comenta Flávio.

É um trabalho de sensibilização para a arte, a partir da grande influência das aulas de piano quando eu, ainda bem pequena, recebia no Conservatório de Música Lorenzo Fernandez e também com meu avô Athos Braga”, explica Jaqueline Pereira.

Ao analisar a relação da dança contemporânea com este trabalho, a coreógrafa Jaqueline Pereira ressaltou que a dança proporciona o espaço para cada um buscar o seu movimento. “Não buscamos a dança estabelecida, de passos formais, repetidos, sem significado. Buscamos a movimentação recheada de significados, a dança contemporânea como arte, como liberdade de criação”.
No palco, os bailarinos-intérpretes Ana Paula Públio, Clara Calixto, Deborah Letícia, Gabriel Sanches, Jaqueline  Pereira, Julia Pereira, Marise Fagundes e Victoria Spínola vão apresentar as memórias da coreógrafa em cena. O espetáculo é inspirado nos trabalhos artísticos coreográficos, além de suas lembranças desde a infância, quando começou todo o processo inspirador que deu origem à criação do Studio.

 
Guardados” - Ficha técnica
Concepção, coreografia: Jaqueline Pereira
Criação de cenário: João Rodrigues

Execução de cenário: Guilherme Aquino
Figurino: Guilherme Aquino
Luz e projeção: Paulo Henrique
Produção executiva: Jaqueline Pereira
Bailarinos-intérpretes: Ana Paula Públio, Clara Calixto, Deborah Letícia, Gabriel Sanches, Jaqueline  Pereira, Julia Pereira, Marise Fagundes e Victoria Spínola

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Ana Maria Barbosa
(38) 99966-0966

Comentários