Pular para o conteúdo principal

NORTE na PAUTA do FÓRUM da ÁGUA

Norte na pauta do Fórum da Água

Deputada Raquel Muniz faz palestra em evento de alcance mundial realizado em Brasília

Márcia Vieira (*)

Montes Claros

20/03/2018 - 06h19 
O NORTE

Começou em Brasília a 8ª edição do Fórum Mundial da Água com a participação de parlamentares que pleiteiam soluções para a crise hídrica. A deputada Raquel Muniz fala hoje para convidados e aborda situações que afligem o país como um todo, mas, especialmente, as regiões do Norte de Minas e Nordeste do Brasil.

A partir do diagnóstico feito nestas regiões, como por exemplo a condição climática desfavorável, a parlamentar criou a Comissão da Crise Hídrica na Câmara Federal e ganhou a adesão de vários colegas. Na opinião da parlamentar norte-mineira, é necessária a criação de políticas públicas que garantam o acesso ao direito já reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Precisamos da água para tudo. Uma das nossas propostas é colocar a água como prioridade na aloca-ção de recursos orçamentários e aprender com os países desenvolvidos, que já fazem muito bem o aproveitamento das novas tecnologias. É importante uma distribuição justa deste bem que é tão fundamental para a qualidade de vida do ser humano em todos os aspectos”, disse a deputada.
 
COMPROMISSO 
Parlamentares do mundo inteiro assinaram compromisso de trabalhar para o desenvolvimento sustentável, de modo que o uso de água pelos setores agrícola, industrial e urbano seja eficiente, minimizando desperdícios. Outro ponto do documento sugere que a temática “água e saneamento básico” seja inserida de forma transversal na educação básica.

Diferentes discursos de representantes e chefes de Estado e autoridades ligadas a organismos internacionais chamaram a atenção, ontem, na abertura do evento, para a relação entre a falta de acesso à água e problemas como fome e conflitos regionais.

A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, reiterou o compromisso da ONU em trabalhar com os pequenos países em desenvolvimento para proteger seus lençóis freáticos. Ela lembrou que 90% da população mundial depende de recursos hídricos transfronteiriços.

“Trabalharemos para que a gestão sustentável da água e a paz sejam sustentadas”, disse a diretora, referindo-se ao risco de haver conflitos no mundo em decorrência da escassez de água. 

“Precisamos assegurar melhoria da qualidade da água e mitigar também problemas como os de enchentes. Devemos trabalhar com a natureza, e não contra a natureza”, acrescentou.
(*) Com agência Brasil

Comentários