COPA 2014: ASSEMBLÉIA DEBATE

Assembleia debate bebida alcoólica e meia-entrada durante Copa do Mundo em Minas Gerais



A Assembleia Legislativa de Minas promove nesta quarta-feira (08/05), às 14 horas, reunião conjunta das comissões de Esporte, Lazer e Juventude e Extraordinária da Copa do Mundo para debate do Projeto de Lei nº 3.685/2013, de autoria do governador Antonio Anastasia, que dispõe sobre medidas relativas à Copa das Confederações FIFA de 2013, que começa em junho, e à Copa do Mundo de 2014, no que tange às obras de infraestrutura nos aeroportos e rodovias, assim como a gestão do estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

A audiência vem de encontro à iniciativa do deputado estadual Tadeu Martins Leite (PMDB), membro efetivo das duas comissões, que se posiciona contra a venda e consumo de bebidas alcoólicas no interior do Mineirão durante a realização dos dois eventos esportivos, conforme prevê o Projeto de Lei do Governo do Estado.  O comportamento está banido desde 2007 por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, corroborado pelo Ministério Público. O parlamentar também luta para que seja assegurado o ingresso com desconto de 50% para estudantes e pessoas acima de 60 anos de idade.

“Voltar a venda da bebida alcoólica é um desrespeito com a nossa população e com os torcedores, principalmente agora quando estamos fortalecendo a Lei Seca. Além disso, poderá abrir um precedente perigoso para que o consumo seja liberado também depois da Copa”, ponderou. “Está estatisticamente comprovado que, depois da proibição, a violência diminuiu nos estádios e as famílias passaram a participar mais. Esta não é uma discussão sobre Copa, mas de ordem pública. O debate é importante para que possamos fazer um grande evento em Minas Gerais”, completou o deputado.

Tadeu Martins Leite é autor de emendas ao PL 3.685 que vetam o consumo de bebida alcoólica no estádio durante a Copa e garante ainda a meia entrada para estudantes, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de idade e participantes de programas de transferência de renda do Governo Federal.

Para a audiência pública, foram convidados: José Maria Marin, Presidente da Confederação Brasileira de Futebol e Presidente do Comitê Organizador Local; Tiago Nascimento de Lacerda, Secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo; Cel. PM Márcio Martins Sant'Ana, Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais; José Antônio Baeta de Melo Cançado, Procurador de Justiça e Coordenador do Grupo de Atuação Especial para acompanhamento das atividades relativas à Copa do Mundo de 2014 no âmbito do Estado de Minas Gerais; Cel. PM Antônio Leandro Bettoni Silva, Assessor Extraordinário para a Copa do Mundo da Polícia Militar; Camillo Fraga Reis, Secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo da Prefeitura de Belo Horizonte; Edson Antenor Lima Paula, Promotor de Justiça da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e Procon do Ministério Público do Estado.

Texto/Foto: Luís Alberto Caldeira (Assessoria Dep. Tadeuzinho)

Comentários