SAÚDE:PREFEITURA COBRA MELHORIAS

Saúde

Prefeitura cobra melhora no atendimento à população


Na próxima semana será realizada reunião decisiva entre representantes da Prefeitura e diretores de hospitais conveniados de Montes Claros, visando consenso nas ações a serem desenvolvidas para a prestação de serviço de melhor qualidade à população. O município cobra maior empenho e medidas enérgicas por parte dos hospitais para melhorar o atendimento e as instituições alegam dificuldades diversas, cobrando repasse de verbas públicas, oriundas de convênios envolvendo os governos estadual e federal.

O prefeito Ruy Muniz, na tarde de segunda-feira, 6, apresentou proposta aos diretores dos hospitais, em reunião coordenada pelo Conselho Maçônico de Segurança Pública (Convenorte), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Associação Comercial e Industrial (ACI). No documento, que está sendo analisado pelos representantes das instituições de saúde, o município se compromete a liberar imediatamente metade da verba retida, da ordem de R$ 16 milhões, e outra parcela num prazo de até noventa dias, desde que os hospitais cumpram exigências contratuais para amenizar a situação atual, considerada crítica e com sérias consequências para a população.


O chefe do Executivo destacou que a administração se pautará pela defesa dos interesses comunitários e frisou que em visitas a unidades de saúde pôde constatar diversas irregularidades como “internações em corredores”, ausência de plantonistas nos prontos-socorros e déficit de leitos, principalmente psiquiátricos.

Os representantes dos hospitais foram unânimes em afirmar que as unidades passam por dificuldades financeiras. Entretanto, se dispuseram a empreender ações para solucionar os problemas. Todos alegaram deficiência no quadro de pessoal e na estrutura para atender à demanda que, além de Montes Claros, compreende mais cerca de 90 cidades do Norte de Minas e até mesmo sul da Bahia.

O promotor público Paulo Vinícius Cabrera destacou a importância do encontro realizado nesta segunda-feira para encontrar uma solução consensual para os problemas enfrentados pela população. “Escutamos os dois lados e sabemos que a população está prejudicada. O setor de saúde precisa melhorar”, enfatizou o promotor, esperando que as soluções apareçam, em breve.

Texto: Pedro Neto
Fotos: Márcia Vieira

Comentários